Toda a programação do Museu Ciência e Vida é disponibilizada mensalmente nesta página. Na Agenda, você tem acesso a um breve resumo das atividades em cartaz. Sendo elas:  cineclube, exposições, planetário e agendamento.

Confira agora a programação completa para o mês de maio:

CINECLUBE

Filme: Gato de botas

Diretor: Chris Miller

Gênero: Animação

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h 30min

Horários das sessões:

Terça-feira; quinta-feira e domingo – às 14:30;

Sábado – às 13:30

* Com entrega de senha meia hora antes da sessão.

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Sustentabilidade – O que é isso? – Do conceito à pratica: a mostra Sustentabilidade – O que é isso?, traz em discussão os desafios da humanidade em seguir com o progresso econômico e material a favor do meio ambiente. Ao todo são 18 painéis ilustrativos além de jogos e experimentos interativos que evidenciam a influência do homem no planeta. Ao pedalar uma bicicleta, o visitante produzirá energia o suficiente para ligar uma lâmpada ou até mesmo um rádio. Já na casa do consumo, o desafio é usar de maneira consciente os produtos eletrônicos sem desperdiçar energia. A aplicação de materiais sustentáveis permeia a primeira mostra do Museu Ciência e Vida que foi desenvolvida a partir de tecidos com tecnologia em garrafa PET, madeira de reflorestamento, papel reciclado e outros.

Portinari: Arte e Meio Ambiente – Ao todo são 22 réplicas digitais das pinturas do artista brasileiro Cândido Portinari. A exposição abre reflexão sobre a importância de compreender e cuidar do ambiente. Entre as obras mais prestigiadas do pintor destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956), Lavadeiras (1944)Espantalhos (1940).

Elementar: a química que faz o mundo – Revelar os segredos dessa ciência e o seu desenvolvimento ao longo do tempo é a proposta da exposição Elementar – a química que faz o mundo. Desde o simples ato de fazer fogo até o complexo manuseio dos nanomateriais em avançados laboratórios; a mostra retrata, sobretudo, a química no mundo em que vivemos.

Leonardo da Vinci – Maravilhas Mecânicas – A exposição contempla a essência criativa de um cientista  e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos seus desenhos.  Além das peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição reúne também textos e esboços ampliados da obra do cientista.

Céu dos Artistas: o público terá a oportunidade de encontrar reproduções de obras de pintores de diferentes nacionalidades e estilos. O ponto em comum é que todos os quadros retratam o céu.  O museu fica na Rua Aílton da Costa s/n, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias (visitação sem agendamento).

Horários: de terça à sábado, das 9h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h.

* Para o público escolar e grupos, as exposições são agendadas.

PLANETÁRIO

O planetário é um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário.  A apresentação tem duração média de 50 minutos.  Capacidade: 68 lugares. Classificação livre. Entrada Franca.

Horários do Planetário:

De terça a sexta: 9:15; 10:15; 11:15; 13:40; 14:40 e 15:40 (aberto somente com agendamento prévio)*.

Sábado, domingo e feriado: 14:00 e 15:00 (com entrega de senha meia hora antes da sessão).

AGENDAMENTO*

O programa de atendimento ao público escolar é direcionado as escolas e grupos.  Trata-se de um serviço de visitação mediada definido de acordo com a faixa etária e/ou escolar do grupo. Para fazer o agendamento é necessário ter,  no mínimo, 15 pessoas e, no máximo, 68. O programa de visitas agendadas funciona de terça à sexta. O serviço é gratuito.

Atividades que podem ser agendadas:

– Exposições:

Sustentabilidade – O que é isso?, Elementar – A Química que faz o mundo, Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas e Portinari – Arte e Meio Ambiente.

– Planetário: De terça à sexta, nos seguintes horários: 9:15, 10:15, 11:15, 13:40, 14:40 e 15:40.

Telefone para o agendamento: (21) 2671-7797. O setor de atendimento está disponível de terça à sexta, a partir das 9:00 até às 16:45.