De 15 de setembro a 3 de outubro /  Espaço da Ciência de Três Rios

PLANETÁRIO

Responsáveis: Fabiano P. de Oliveira e Ary Faria
Local: Espaço da Ciência de Três Rios
Atendimento: segundas, quintas e sextas-feiras. Das 10h20min às 11h10min e das 15h às 15h50m.
Lotação: 40 visitantes

EXPOSIÇÃO INTERATIVA DO ESPAÇO DA CIÊNCIA

Responsáveis: Fabiano P. de Oliveira e Ary Faria
Local: Espaço da Ciência de Três Rios
Atendimento: de segunda a sexta-feira. Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Lotação: 40 visitantes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – “O TELESCÓPIO” de MONTEIRO LOBATO

A imaginação talvez seja o principal elemento para aprendermos a olhar o mundo. Nada melhor do que uma boa história para nos fazer viajar sem sair do lugar. Em o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, Monteiro Lobato incentivou que milhares de crianças fossem tão imaginativas quanto Emília, Narizinho e Pedrinho. Em nossa atividade, procuramos trazer um pouquinho do ambiente do sítio e fazermos um convite para que você olhe o céu de forma diferente. Em “O Telescópio”, o autor mais do que apontar para um céu estrelado, aponta para nossa capacidade de criar histórias a partir daquilo que vemos. Venha imaginar! Responsável: Caroline Alciones

Local: Planetário

Atendimento: 24/09 e 01/10. Às 10h20min e às 13h30min
Duração: 30 minutos
Lotação: 40 visitantes

PRAÇA DA CIÊNCIA – FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Atividade exclusiva para professores de ensino fundamental e médio. O agendamento deve ser feito até 24/09 junto à Secretaria Municipal de Educação de Três Rios, pelos telefones: (24) 2251 5629; (24) 2251 5652; (24) 2252 6899 ou (24) 2252 9200.

a) OFICINA: COR, CIÊNCIA E ARTE

Segundo a óptica, a cor é a propriedade de uma reação eletromagnética, com comprimento de onda pertencente ao espectro visível, capaz de produzir no olho uma sensação característica. Esta propriedade nos leva a reconhecer a coloração predominante de um ser, de um objeto ou de um conjunto. Ou seja, a cor é um fenômeno revelador de nossa existência no mundo. Em nossa oficina os participantes serão convidados a construir pequenas estruturas cromáticas, utilizando papel celofane e papelão para as molduras. Os resultados serão projetados para visualização e compreensão da cor como estimulador de sensações estéticas.

Responsáveis: Francisco José Carneiro da Cunha e Oneida Enne
Local: Auditório do Colégio Municipal Walter Francklin
Atendimento: 25/09. Às 10h
Duração: 120 min
Lotação: 25 professores

b) OFICINA: SAÚDE E CONSCIÊNCIA

Esta oficina objetiva sensibilizar a comunidade escolar no que se refere a problemas enfrentados com o ambiente, principalmente doenças de interesse da Saúde Pública, visando estimular ações conjuntas que possam encontrar soluções sustentáveis e criar práticas que possibilitem a mudança das condições ambientais e comportamentais. O intuito é contribuir para redução do número de casos de doenças tais como a dengue e algumas doenças de veiculação hídrica, a saber: cólera, esquistossomose, difteria, leptospirose e hepatites. Nossa oficina tem como propósito enfocar possíveis medidas individuais e coletivas relativas à prevenção destas moléstias. Serão realizadas atividades em grupo, nas quais os participantes produzirão material didático, músicas, campanha educativa, peça teatral, filme ou slide show.

Responsáveis: Lívia Dias Cavalcante de Souza e Oneida Enne
Local: Auditório do Colégio Municipal Walter Francklin
Horário: 03/10. Às 10h
Duração: 120 min
Lotação: 25 professores

OFICINA “MÚSICA NAS ALTURAS”

Já no ventre materno somos embalados por sons: os líquidos, o fluxo sanguíneo e as batidas cardíacas compõem uma trilha sonora que nos conforta nossos ouvidos. Crescemos e como parte de quem somos temos nosso gosto por diferentes tipos de música. Em nossa atividade, exploramos canções que, de algum modo, falam sobre o céu. Se você gosta de ouvir música, presta atenção nas letras e se não resiste a cantar no chuveiro, você não pode perder esta oficina! Venha ouvir música nas alturas.

Responsáveis: Caroline Alciones e Thelma Lopes
Local: Planetário
Atendimento: 24/09 e 01/10. Às 11h10min e às 14h30min
Duração: 30 minutos
Lotação: 40 visitantes
CINECLUBE CEDERJ – “A INVENÇÃO DE HUGO CABRET”

Quem curte aventura, amizade, mistério e uma boa história, não pode perder “A Invenção de Hugo Cabret”. O filme se passa nos anos 1930 e conta a história de Hugo, um menino órfão que vive escondido nas paredes de uma estação de trem em Paris. Antes de morrer em um incêndio no museu, o pai de Hugo deixou um robô e um caderno como herança. O robô para ser ligado precisava de uma chave muito específica, em formato de coração. Hugo descobre a chave no momento que ganha uma amiga, Isabelle e assim, os dois viverão incríveis aventuras.

Responsável: Glauce Luiza, Fabiano Pereira e Ary Rocha
Local: planetário
Atendimento: 16/09, 26/09 e 30/09. Às 19h
Duração: 126 minutos
Lotação: 40 visitantes.
Ficha técnica básica do filme:
Gênero: Aventura
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: John Logan

EXPOSIÇÃO “CÉU DOS ARTISTAS”

O que você vê no céu? Luas, sóis, estrelas, pipas, planetas ou nuvens que desenham infinitas formas? Nada disso? Depende do dia? Um pouco disso tudo? Cada um vê aquilo que deseja na imensidão celeste. Um artista não tem o compromisso de desenhar o mundo exatamente como ele é, se é que isso é possível para alguém… A arte é livre para criar novos mundos. Por isso, o céu dos artistas pode ser roxo, florido, verde, preto e branco ou até mesmo azul… Nesta exposição, você vai encontrar reproduções de obras diferentes. O ponto em comum é que todos os quadros retratam o céu. Em paralelo, você terá oportunidade de visitar um planetário e apreciar como os cientistas falam sobre o espaço celeste. Deixe a imaginação voar alto e veja o quanto a arte e a ciência, em conjunto, podem dizer…

Responsável: Thelma Lopes
Local: Espaço da Ciência de Três Rios
Horário: De segunda a sexta. Das 9h às 12h e das 13h às 16h

FOLDER-EXPO_OK_FRENTE         FOLDER-EXPO_OK_VERSO

FILME – GALILEU. A BATALHA PELO CÉU. MATEMÁTICO, FILÓSOFO, ASTRÔNOMO, HEREGE E PAI

Documentário escrito e produzido por David Axelrod, baseado no livro “A filha de Galileu” de Dava Sobel. O filme retrata a vida de um dos mais importantes cientistas, Galileu Galilei, sob o ponto de vista de sua filha, Maria Celeste, com quem trocou inúmeras cartas ao longo da vida. Mesclando depoimentos de pesquisadores renomados e dramatizações das cartas, protagonizadas pelo ator Simon Collow, o filme é ótima oportunidade para entrar em contato com um lado pouco conhecido deste que foi considerado o pai da Ciência Moderna.

Ficha técnica básica do filme:
Gênero: Documentário
Direção: Peter Jones
Roteiro: David Axelrod
Responsáveis: Thelma Lopes, Fabiano Pereira e Ary Rocha
Local: Planetário
Atendimento: 16/09, 26/09 e 30/09. Às 9h e às 14h
Duração: 113 minutos
Lotação: 40 alunos