Em comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ-2011), o Museu Ciência e Vida apresenta A Química no cotidiano. Ao todo são 20 painéis ilustrativos divididos em quatro módulos: Energia e Sustentabilidade; Materiais; Alimentos e Saúde.

A química pode ser encontrada nos mais diversos lugares. Na energia que consumimos. Na revolução dos compostos que movem balões às aeronaves. Na tecnologia dos poços de petróleo, na fabricação de plásticos e outros materiais. No uso mais eficiente das matérias primas. Nos fios de cobre à fibra ótica e o surgimento da Internet. E, portanto, no progresso dos sistemas de comunicação e no arsenal tecnológico do mundo contemporâneo. Na tecnologia dos tratamentos estéticos e nos avanços medicinais. A química é responsável até mesmo pela água que consumimos.

Em cartaz no dia 16 de agosto, a mostra foi desenvolvida pelo Museu da Vida Fiocruz em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é aproximar a química do contexto diário dos visitantes.

Aberta ao público, a exposição é focada nos alunos do 9º ano, ensino médio, graduados e professores. A partir das demonstrações de experimentos, os alunos aprenderão a construir um extintor de incêndio, a criar um foguete, além de participar do “Supertrunfo Químico”- um jogo de cartas baseado na tabela periódica. Ao final da exposição, distribuição do experimento global do PH da água. Os kits serão entregues, prioritariamente, às escolas públicas da Baixada Fluminense. Mais informações: www.museucienciaevida.com.br

A Química no cotidiano

A partir de 16 de agosto

Terça a sábado, de 09:00 às 17:00

Domingos e feriados, de 13:00 às 17:00.

Escolas e grupos (acima de 15 integrantes) – agendamento antecipado*

Capacidade: 52