Criado para aproximar estudantes do Ensino Médio da cultura científica, o livro “Formando jovens divulgadores da ciência”, é fruto da parceria entre a Faculdade de Educação da Uni­versidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTOX) e o Instituto Butantan. A publicação propõe atividades nas quais os jovens são incentivados a se envolver na produção de materiais de divulgação da ciência, ampliando o acesso e participação nos debates sobre questões científicas de impacto social.

O livro surgiu a partir de um projeto desenvolvido no âmbito do programa Pré-Iniciação Científica, promovido pela Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Banco Santander e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq . Estudantes de escolas públicas realizaram atividades, em horários fora da grade escolar, voltadas a promoção da divulgação da ciência em diferentes meios de comunicação sobre temas ligados ao INCTTOX. A escolha deste enfoque inovador foi o ponto chave que permitiu o envolvimento dos participantes na aprendizagem de temas científicos, do processo de produção do conhecimento e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e nos levou a acreditar no potencial dessas atividades para o trabalho educacional.

A compilação dessa experiência resultou no livro que aqui apresentamos, no qual os autores são os próprios educadores que atuaram no projeto desenvolvendo as atividades com os estudantes. Todas as atividades do livro foram concebidas para serem adaptadas a diferentes públicos, em distintos espaços edu­cacionais.

Esperamos que o livro “ Formando jovens divulgadores da ciência ” traga boas sugestões para educação em ciências dentro e fora da escola e que facilite o entendimento dos temas relacionados a produção da ciência, a sua relação com a sociedade e a sua divulgação, formando assim jovens mais conscientes e envolvidos no processo de divulgação do conhecimento científico.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência
Faculdade de Educação da USP