A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, aberta à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, que têm a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.

A participação na FECTI ocorre de duas maneiras: por meio da inscrição no site (http://www.cederj.edu.br/divulgacao/fecti) ou por indicação de feiras afiliadas. Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever seus trabalhos na categoria Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência) e Desenvolvimento de Tecnologia.

Para cada escola, professor ou feira afiliada somente é permitida a inscrição de até seis trabalhos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os selecionados para a mostra final serão publicados nos Anais da VIII FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital (CD-ROM e Internet).

Os alunos e professores orientadores, com trabalhos aprovados, receberão alimentação, e os de escolas situadas fora da Região Metropolitana do Rio ganharão também hospedagem, para participar da VIII FECTI, nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento, os trabalhos serão apresentados ao público e à comissão de avaliação pelos estudantes. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

Premiação

•  Medalhas para professores e estudantes dos três melhores trabalhos em cada categoria.

•  Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria.

•  Bolsas CNPq: Os alunos, autores dos trabalhos premiados em cada categoria, que estiverem cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, ou os de curso

técnico regularmente matriculados até o final de 2015, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

•  Ciência Jovem: três trabalhos serão submetidos à seleção do comitê organizador da feira nacional de Olinda, PE, que conta com o auxílio do CNPq para custear a participação de três trabalhos de escolas públicas de cada estado, representantes das

feiras afiliadas.

• FEBRACE: os dois melhores trabalhos serão indicados para participar da FEBRACE de 2014, na cidade de São Paulo.

Calendário VIII FECTI 2014

•  Inscrições no site (http://www.cederj.edu.br/divulgacao/fecti/): de 3 de junho a 31 de agosto.

•  Solicitação de afiliação de feiras (enviada para o e-mail fecti.cecierj@gmail.com): até 31 de agosto.

•  Realização de feiras afiliadas (FEMuCTI): até 30 de setembro, exceto as que irão ocorrer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

•  Divulgação dos finalistas (datas prováveis):

Inscritos no site: 01 de outubro FEMuCTI: 01 de outubro e 31 de outubro (as realizadas na SNCT)

•  Apresentação dos trabalhos: 15 e 16 de novembro, na Quinta da Boavista, cidade do Rio de Janeiro.

Atenção: o prazo de realização de feiras afiliadas não é igual ao período para inscrição no site.

Realização: Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Apoio: FAPERJ, CNPq e Museu Nacional/UFRJ.