A oportunidade de apresentar ideias inovadoras e sustentáveis para o mundo da ciência vem agitando o ambiente da educação no nosso estado. A realização da Fecti – Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vem revelando jovens talentos. Ana Beatriz Souza Pimenta, Milena Santos e Ana Clara Antunes estão nesse grupo. Alunas do 3º ano do Ensino Médio da Faetec Henrique Lage, em Niterói, elas criaram, um medidor de temperatura via wi-fi. O projeto, que contou com a orientação do professor Altair dos Santos, conquistou um prêmio na edição do ano passado da Fecti.

“Quando nosso projeto ganhou o prêmio foi muito recompensador, não apenas para mim como para as outras meninas também. Ver que, mesmo com tanta dificuldade, conseguimos levar o projeto, que foi desenvolvido praticamente em casa, a níveis maiores. Foi bem trabalhoso e conseguimos graças ao suporte do nosso orientador”, disse Ana Beatriz, que destacou a indicação para participar da Feira Brasileira de Ciências, Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP) este ano.

A invenção das jovens estudantes funciona por meio de um sensor, com base em um aplicativo conectado a uma rede wi-fi. O equipamento é capaz de aferir a temperatura corporal do usuário e faz soar um alarme caso apresente um sintoma de febre. Em tempos de pandemia, o projeto vem sendo considerado muito importante, porque é capaz de informar, através de um aparelho celular e em tempo real, os dados da pessoa que estiver usando o dispositivo.

Inscrições abertas para a edição de 2021 da FECTI

O exemplo das jovens alunas da escola Henrique Lage confirma que os objetivos da Fecti em contribuir para a formação de alunos nos campos da ciência, tecnologia e inovação vem sendo alcançado. E, para quem tem interesse em apresentar um projeto, as inscrições para a XV Fecti estão abertas até o dia 20 de setembro exclusivamente pela plataforma SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login), em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Docentes e estudantes dos ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes públicas e privadas de ensino, não podem perder essa oportunidade!

“O fato da FECTI estar chegando a sua décima quinta edição só mostra a grande importância desse evento. Sem dúvida, é uma oportunidade ímpar de estimular que alunos coloquem em prática o que é visto em sala de aula. A FECTI cumpre uma missão fundamental que é estimular a curiosidade e a descoberta científica dos alunos”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma online entre os dias 01 e 04 de dezembro. Feiras de ciências realizadas no estado do Rio de Janeiro poderão solicitar afiliação à XV FECTI. “Nós da Fundação Cecierj nos sentimos gratificados em realizar uma feira de ciência e tecnologia que desperta um grande interesse em professores e estudantes das redes públicas e privadas da educação básica do Rio de Janeiro. O fato de a FECTI alcançar a sua 15ª edição demonstra o quanto ela é relevante para o desenvolvimento de pesquisa e inovação no nosso estado”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Tavares.