Se existe uma palavra que pudesse definir Julia Araújo Borges, de 34 anos, atualmente, essa palavra é ansiedade. Formada no curso de Letras no pólo Cederj de Nova Iguaçu em dezembro de 2018, ela irá embarcar no dia 18 de setembro para Portugal, onde começará a cursar o mestrado em Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra.

“Quero continuar a minha vida acadêmica, por isso tentei fazer o mestrado. Sempre achei Coimbra interessante e tinha o sonho de poder estudar em Portugal. Como tenho cidadania portuguesa, isso facilita a minha vida. Também participei do processo para Evra, Porto e Braga. Passei em todas, mas escolhi Coimbra, que foi a última a me responder”, conta Julia, que começa a estudar no dia 20.

Ela explica como funcionou o procedimento: “O processo dura meses. Tem a primeira etapa, de envio de documentação, e depois enviamos uma carta explicando o motivo de querer estudar em Portugal. Fazemos uma entrevista e, por fim, respondemos uma questão sobre literatura, que a Universidade usa para avaliar nosso conhecimento”.

Aprovada em primeiro lugar na seleção, a carioca é só elogios ao Cederj e à metodologia usada na graduação. Segundo Julia, o preconceito em torno do ensino a distância se deve por conta da falta de informação: “Conheci o Cederj quando fui à formatura de uma amiga da minha mãe e logo me interessei pelos cursos. Sou formada em Administração pelo Cefet, mas não queria voltar a freqüentar uma faculdade presencial. A graduação oferecida pelo Cecierj foi uma ótima alternativa, porque aprendi bastante sem sair de casa”.

Ela também ressalta a qualidade do ensino: “Com a tecnologia chegando a cada vez mais lugares, precisamos desmistificar o ensino a distância. Pode parecer clichê, mas é o aluno que faz a faculdade. O Cederj oferece todas as ferramentas para estudo, incluindo conteúdo online e mediador presencial para tirar dúvidas”.

Se optasse por estudar novamente, Julia não tem dúvida de onde se matricularia: “Faria Cederj, e indico para todo mundo”.