Recentemente foi lançado o livro “Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira”, pela editora Penso, e uma das experiências citadas é a do LABVAD, um laboratório de atividades online da UFRJ. O capítulo 12 da publicação descreve a criação de nossa parceria com Robótica através da iniciativa do professor de física César Bastos, que é professor-bolsista dos cursos de Atualização oferecidos pela Diretoria de Extensão, sendo responsável pelas disciplinas de Robótica na Educação Básica e Design Thinking para educadores.

O projeto de robótica da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (ETEFV) surgiu em 1998, a partir de uma iniciativa do professor César Bastos, que decidiu desenvolver atividades práticas extraclasse com seus alunos na disciplina de física.

A partir de 2005, os alunos começaram a solicitar um espaço para desenvolver projetos fora do horário curricular das aulas de física, e, com isso, criou-se a disciplina de robótica como um projeto de inclusão tecnológica.

Atualmente, o projeto atende alunos da ETEFV que estejam matriculados regularmente nos ensinos médio e técnico, oriundos de diversas classes sociais e bairros do Rio de Janeiro, contribuindo para sua inclusão tecnológica.