Coloque na agenda! A FECTI, maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, vai acontecer entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2019, das 10h às 17h, no CEFET/RJ. A entrada é gratuita. Este ano, 176 projetos foram selecionados e serão apresentados ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico) constituída por professores e pesquisadores durante o evento.

Os trabalhos estão divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – os quatro últimos são voltados para estudantes do ensino médio e técnico.

Ao final do evento, os expositores – alunos, professores e suas escolas – receberão o certificado de participação e os melhores trabalhos serão premiados durante uma cerimônia que contará com a participação da banda do CETEP Marechal Hermes.

Premiação

• Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada uma das 6 categorias.
  • Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.
  • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto escrito, em cada categoria.
  • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para um grupo destaque.
  • Bolsas CNPq: quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq em 2020, para alunos autores de trabalhos premiados.
  • FEBRACE: três projetos indicados para a FEBRACE 2020, organizada pela USP na cidade de São Paulo.
  • Ciência Jovem: dois projetos indicados para a Ciência Jovem 2020, Recife, PE.
  • MOSTRATEC: três projetos credenciados para a MOSTRATEC 2020, Novo Hamburgo, RS.

Veja abaixo a programação completa:

Dia 6/12, sexta-feira
Credenciamento dos expositores: das 7h às 8h30
Abertura Oficial da XIII FECTI: às 9h, no Auditório 1 do CEFET
Exposição dos trabalhos pelos estudantes: das 10h às 17h, térreo do Bloco E
III Encontro com professores FECTI: das 14h às 15h30, mesa-redonda com o tema “Cultura científica, gênero, arte e ciência”, no auditório 1

Dia 7/12, sábado
Exposição dos trabalhos: das 10h às 16h
Oficinas para os professores orientadores da XIII FECTI: das 10h às 11h30 (oficinas ministradas pelos professores da Praça da Ciência Itinerante)
Banda do CETEP Marechal Hermes: das 15h às 16h, no auditório
Encerramento e Premiação: das 16h às 17h, no auditório

A FECTI é organizada pela Fundação CECIERJ, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da FAPERJ, CEFET/RJ, CNPq, SEPED/ MCTIC, SEB/MEC.