Depois do prêmio da Capes conquistado pelo Polo Cederj Nova Friburgo como a terceira melhor unidade de ensino a distância do Brasil, a boa notícia para a Fundação Cecierj é que dois coordenadores de disciplina e cinco alunos do Cederj foram agraciados, recentemente, nas “Premiações Acadêmicas 2019” da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As premiações reúnem a “Laurea Acadêmica”, honraria destinada a estudantes de graduação com o Coeficiente de Rendimento mais elevado que tenham se destacado durante o seu curso na universidade; o “Prêmio Prata da Casa”, que homenageia os ex-alunos que se destacaram em suas áreas de atuação; e o “Prêmio Excelência em Docência”, cujo objetivo é estimular e valorizar as ações no ensino de graduação, por meio do reconhecimento dos docentes que a ele se dedicam.

Atuando no Cederj desde a implantação do curso de Licenciatura em Letras – Português Literaturas, a partir de 2010, conduzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a professora doutora Rosane Santos Mauro Monnerat disse que se sentiu muito honrada quando soube que seu nome constava da lista dos docentes contemplados pela premiação.

“Fui convidada para coordenar a disciplina Português 1, tendo preparado o conteúdo dessa disciplina. Em 2012, tivemos as primeiras turmas, nos seis polos. Continuo até hoje na coordenação do Português 1. Senti-me muito honrada com o prêmio, sobretudo, pelo reconhecimento de meu trabalho como professora de Língua Portuguesa na graduação, há mais de 30 anos”, declarou Rosane Monnerat.

Rosane Monnerat afirmou que o fato de outros professores e alunos do Cederj terem sido agraciados nas “Premiações Acadêmicas 2019” da UFF “serve para realçar a atuação de destaque do Cederj, com professores e alunos comprometidos com a qualidade de ensino, no cenário do ensino a distância”.

Ela é docente lotada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1974), Mestrado em Letras também pela UFF (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007).

Além da atuação na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Rosane Monnerat vem trabalhando, principalmente, nos seguintes temas: a interface texto/gramática; Linguística textual; Análise do discurso; Imaginários sociais; Ideologia; Discurso publicitário.

Outro coordenador de disciplinas do Cederj premiado foi o professor doutor Humberto José Bortolossi, do Instituto de Matemática e Estatística da UFF. Docente lotado no Departamento de Matemática Aplicada, ele possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio.

Atualmente, José Bortolossi é coordenador do núcleo presencial em Matemática no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência – PIBID/UFF. Ele tem se dedicado ao ensino de Matemática e Estatística, com o uso de recursos computacionais, e à concepção de livros didáticos para o Ensino Médio.

Alunos do Cederj premiados

José Carlos Pereira Ximenes (Matemática)

Leonardo Watson dos Santos (Tecnologia em Segurança Pública)

Rogério Toscano da Silva (Letras)