Com a presença dos calouros dos cursos de graduação a distância em Administração (UFRRJ) e Geografia (UERJ), a Fundação Cecierj inaugurou na manhã deste sábado, 1 de fevereiro, o Polo Cederj Mesquita, a primeira unidade de ensino superior do município da Baixada Fluminense. A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, ao lado do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e do Deputado estadual Rodrigo Amorim. Estiveram presentes também autoridades locais, professores, integrantes da direção e do corpo técnico da Fundação.

A inauguração faz parte da programação de celebração dos 20 anos do Consórcio Cederj, que tem atualmente 50 mil alunos matriculados em suas unidades de ensino superior a distância em todo o estado do Rio de Janeiro. O polo Cederj Mesquita oferece cursos de graduação a 90 alunos; 40 no curso de Geografia, oferecido pela UERJ; e 50 no de Administração, pela UFRRJ. A abertura aconteceu às 9h, na Avenida Getulio de Moura, 1.282, Edson Passos, Mesquita.

“Estamos aqui para atender, para fazer o melhor, para chegar aonde queremos chegar de forma coerente, responsável e dinâmica, dando cada vez mais condições para as pessoas crescerem, evoluírem e conseguirem o seu lugar ao sol”, disse o presidente Gilson Rodrigues, em seu discurso de saudação aos alunos e professores, e de agradecimento ao Secretário Leonardo Rodrigues, pelo empenho de facilitar os meios para que a Fundação Cecierj amplie o sua atuação no ensino a distância em todo o estado do Rio de Janeiro.

Gilson Rodrigues fez questão também de ressaltar a colaboração do Deputado Rodrigo Amorim, por meio da Alerj, com os recursos necessários para que o órgão possa continuar a investir na abertura de novos polos do Cederj.

Em seu discurso, o secretário Leonardo Rodrigues fez questão de ressaltar a gestão do presidente Gilson Rodrigues à frente da Fundação Cecierj:

“Agradeço ao Gilson pelo grande trabalho que ele vem desenvolvendo na Fundação Cecierj. Ele recebeu a missão de reerguer, repaginar, de transformar a instituição, de mostrar para população a capacidade que essa Fundação tem de transformar a vida das pessoas, trabalho que ele vem fazendo com uma equipe muito qualificada”, disse o Secretário lembrando do pedido que fez ao deputado Rodrigo Amorim, presidente da Comissão de Orçamento da Alerj, para que ele aumentasse o orçamento da Fundação Cecierj, proporcionando a abertura de novos polos do Cederj:

“Nós queremos dobrar a quantidade de polos do Cederj. Mesquita nunca teve um curso superior. É a primeira vez na história que a população dessa cidade não vai precisar se deslocar daqui para fazer um curso de ensino superior”, completou o secretário Leonardo Rodrigues.

Rodrigo Amorim disse que não faltarão recursos para que a Fundação Cecierj continue a sua missão de entregar ensino público de qualidade à população do Rio de Janeiro:

“Muitos investimentos virão, outras inaugurações irão acontecer. Quero agradecer o trabalho do presidente Gilson Rodrigues, que talvez seja uma das figuras mais respeitadas no governo do estado, por tudo que está fazendo nesta gestão, e outras que realizou no passado, por ser ele uma pessoa séria, um trabalhador que efetivamente está entregando soluções e elevando a Fundação Cecierj a patamares nunca antes alcançados”, declarou.

Polo Cederj Mesquita

O novo polo passa a funcionar no mesmo prédio onde se encontra instalada a Faetec local, fator que caracterizará o Cederj como uma unidade de ensino integrada, com oferta de graduação superior nos cursos de Administração e Licenciatura em Geografia, além de ensino técnico.

A abertura de mais um polo ressalta o compromisso do Consórcio Cederj com um de seus principais objetivos, que é levar educação pública e de qualidade para todo o estado do Rio de Janeiro. Com essa missão, nesses 20 anos de funcionamento, o projeto já contribuiu para a formação de mais de 16 mil alunos, contando com a atuação de cerca de 7 mil profissionais de educação.