Junho é um mês em que normalmente as noites são claras e os planetas estão presentes. Neste mês, teremos a chegada do inverno. Confira a lista de eventos astronômicos que preparamos para vocês.

04/06 – Vênus estará entre a Terra e o Sol, aparecendo para nós como se estivesse na fase “nova”. Esse lindo fenômeno é melhor observável com um telescópio.

04/06 – A partir das 22 horas, Júpiter e Saturno aparecem juntos no céu, perto da constelação de Capricórnio, que estará surgindo a Leste (o lado em que o Sol nasce).

06 a 08 – Júpiter, Saturno e Lua estarão juntos no céu. A Lua se aproximará desses planetas a cada dia.

09 e 10 – Planetas e a Lua: Na madrugada do dia 9 para o dia 10, a partir das 00 horas, conseguiremos ver uma conjunção entre Júpiter e Saturno, Marte e a Lua. De Leste para Oeste veremos: Marte, Saturno, Júpiter e a Lua. Os planetas estarão próximos à constelação de Capricórnio. Perto das 02:35 da madrugada, eles estarão na região central do céu e será mais fácil observá-los. Júpiter e Saturno ainda permanecerão juntos no céu, encantando a noite dos namorados no dia 12, entretanto mais afastados da Lua. Marte estará brilhando em conjunção a Lua nas madrugadas do dia 12 e 13.

18 e 19 – Vênus, a Lua e o Sol: Pouco antes do amanhecer, por volta 06:20 da manhã, Vênus e a Lua estarão próximos à constelação de Touro, no lado leste do céu. Porque não acordar um pouco mais cedo e aproveitar para ver Vênus, a Lua e um lindo nascer do Sol em seguida?

20 – Solstício de inverno: Começa o inverno aqui no Hemisfério Sul, teremos a noite mais longa do ano, começando às 18:43 e terminando com o nascer do Sol no dia 21 de junho, por volta das 06 e 20 da manhã.

30 – Mercúrio aparece: Para encerrar o mês de Junho, temos Mercúrio em conjunção superior com o Sol, ou seja, o Sol estará entre a Terra e Mercúrio e nós conseguiremos observar este planeta por alguns minutos a olho nu bem antes do nascer do Sol!