O tratamento de doenças como leucemia, malária, herpes, gota e tantas outras evoluiu em virtude das valiosas contribuições de Gertrude Elion, pesquisadora bioquímica americana laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 1988, apaixonada por música, especialmente ópera. Gertrude, com seu colaborador Hitchings, desenvolveu uma técnica que possibilitou interferir no crescimento das células por meio de drogas criadas com a ajuda de um método novo à época.

Ainda jovem, aos 15 anos, Gertrude perdeu seu amado avô, vítima de câncer no estômago, fato que a motivou a se dedicar à cura dessa doença, tornando a ciência a base de sua formação. Gertrude se formou em Química, entretanto, em virtude das dificuldades econômicas que assolavam o país, seu sonho de se tornar pesquisadora aos poucos foi sendo frustrado diante de diversas tentativas de conseguir um financiamento para sua pós-graduação sem êxito. Para piorar, eram poucos empregos disponíveis e os que existiam não aceitavam mulheres.

No entanto, ela acabou conseguindo um emprego temporário de três meses para dar aulas de bioquímica para enfermeiras no Hospital Escola para Enfermeiras de Nova York. Nesse meio tempo, Gertrude acabou encontrando um químico que procurava um assistente e ela agarrou a oportunidade por entender que, apesar de ser um trabalho voluntário, a experiência poderia agregar muito à sua formação. Ela ficou um ano e meio nessa condição até finalmente ingressar na pós-graduação, mestrado.

 

Quando começou a segunda grande guerra mundial, surgiram muitos empregos nos laboratórios das indústrias. Embora fossem oportunidades de emprego, não eram como pesquisadora, seu verdadeiro objetivo, mas mesmo assim ela passou a integrar a Johnson&Johnson durante seis meses, pois o laboratório foi fechado. Surgiram outras possibilidades, sendo a que a mais a interessou o posto de assistente de George Hitchings, onde pôde se desenvolver como pesquisadora em várias ramos da química. Gertrude se encantou com o trabalho desde o início e a pesquisa avançava em passos largos e firmes. Eles exploravam temas pouco conhecidos à época, como biossíntese de ácidos nucleicos, enzimas, purinas e pirimidinas, compostos existentes no DNA.

Em meados de 1950, outros grupos elucidaram os caminhos para a biossíntese e utilização de purinas, e diversas descobertas realizadas no grupo de Gertrude começaram a se encaixar e, então, vieram as grandes recompensas que foi ver os resultados de sua pesquisa aplicada em novos medicamentos que atendiam às reais necessidades médicas e beneficiavam os pacientes de maneira muito clara. Tão clara que levou ao prêmio máximo da ciência, o Prêmio Nobel.