Em um vídeo publicado na nossa página do Facebook falamos um pouco sobre o que são os vírus e as principais diferenças entre eles e as bactérias. Uma delas é o tamanho: os vírus são muito menores do que as bactérias! Mas que tamanho e esse? Quão pequeno pode ser um vírus?

Bom, para começo de conversa, existem vários tipos de vírus, que podem ter estruturas e tamanhos diferentes. Para ficar mais fácil da gente entender, vamos focar em um vírus sobre o qual muito tem se falado: o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, que causa a Covid-19.

Segundo pesquisas[1], esse vírus tem entre 50nm a 200nm. Mas o que é nm?  Vamos entender o que representa essa sigla: O nanômetro (nm) é uma unidade de medida.  Dizemos que ele é uma fração do metro (a unidade de medida que usamos para comprimento), assim como o centímetro (cm), que usamos para medir distâncias como um desenho no papel. Outro conhecido é o quilômetro (km), que é um múltiplo do metro, e nós usamos bastante para medir distâncias entre lugares, como a distância do Teatro Raul Cortez até o nosso Museu Ciência e Vida, que é de quase 1 km. 

Para imaginarmos quanto vale 1 nanômetro, precisaríamos dividir 1 centímetro em dez milhões de vezes! Pegue uma régua, olhe para a marcação de 1cm e imagine esse tamanho dividido em dez milhões. É muito pequeno! Chega a ser difícil de imaginar!

Bom, para tentar entender melhor vamos falar das nossas células.

A célula é a menor estrutura que um ser vivo possui. A bactéria, por exemplo, possui apenas uma célula, enquanto nós, seres humanos, possuímos cerca de 10 trilhões de células!

É muita célula! E cada parte do nosso corpo é constituído por um conjunto de células capazes de realizar aquela função.

As células carregam a informação da nossa hereditariedade. Por causa delas é que temos características semelhantes aos nossos pais e pessoas da nossa família. Nossas células podem ser atacadas por vírus – você já deve ter visto imagens que mostram isso, com o novo coronavírus entrando em nossas células. Percebeu que as células são bem maiores que um vírus? As células do nosso corpo tem um tamanho de 10 µm a 50 µm dependendo da sua função[2].  E agora já temos mais uma sigla nova. 

Para imaginarmos quanto vale 1 micrômetro (µm), precisaríamos dividir 1 centímetro em dez mil partes. Ou seja, a nossa célula é até mil vezes maior que o vírus. As maiores células do nosso corpo tem um tamanho parecido com a espessura dos mais finos fios de cabelo, que têm um diâmetro entre 52 µm e 71 µm[3]. Assim já dá para tentar imaginar melhor o quão pequeno é esse vírus.

Para a gente ter uma noção ainda melhor: se compararmos o tamanho do vírus com uma bola de basquete, o tamanho da célula seria o tamanho do estádio do Maracanã!

Mas, espera aí… Como será que sabemos desses detalhes todos de algo tão pequeno se não conseguimos enxergar apenas com os nossos olhos?

Bom, isso fica para a próxima!

Referências

[1] www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30211-7/fulltext

[2] https://genoma.ib.usp.br/sites/default/files/parte4 63-73.pdf

[3] https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10012/14552