O Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, preparou uma série de atividades para a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz o tema ‘Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira!’. A programação, que começa em outubro e se estende até dezembro, conta com lives e oficinas virtuais. Todas as atividades serão realizadas pelo canal do YouTube e pelo Facebook do Museu. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais e entidades da sociedade civil.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar esses temas da população, promovendo eventos que reúnem centenas de instituições. Vejo com entusiasmo a participação da Fundação Cecierj, através do Museu Ciência e Vida, nesse evento com uma programação de qualidade no âmbito da divulgação científica. Espaço importante na Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida tem tido a oportunidade de mostrar todo o trabalho desenvolvido em eventos on-line, que contam com a participação de todo o país”, destaca professora Maria Isabel de Castro de Souza, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP e colunista da Época Negócios, vai abrir a programação, no dia 19 de outubro, às 19h, com a palestra ‘A Inteligência Artificial é mesmo inteligente?’. Além da Inteligência Artificial, a programação também inclui atividades de popularização da nanotecnologia (ciência que estuda a matéria em escala atômica) e da fotônica (ciência de estudo da luz). Participantes do projeto de nanotecnologia para meninas desenvolvido pela UFRJ, campus Xerém, as estudantes Raquel Nóbrega, Aghata Passos e Rebeca Novais vão apresentar alguns experimentos simples que mostram conceitos fundamentais de nanotecnologia.

Confira a programação completa:

19 de outubro, às 19h

A Inteligência Artificial é mesmo inteligente?

Convidada: Dora Kaufman

Moderação: Liliana Coutinho (Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj)

A Inteligência Artificial (IA) é um tema polêmico. Se por um lado a sociedade contemporânea já colhe os benefícios da automação do mundo, por outro, sente seu impacto social nos ameaçando com a mesma velocidade da disseminação das máquinas. Precisamos falar e debater as influências e impactos da IA em nossa sociedade.

Dora Kaufman é Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”. Colunista da Época Negócios.  

21 e 28 de outubro, às 19h

Nanotecnologia é coisa de menina

Convidadas: Raquel Nóbrega, Aghata Passos e Rebeca Novais

Moderação: Mônica Dahmouche (Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj) e Mônica de Mesquita Lacerda (UFRJ)

Primeiro no formato live, as estudantes participantes do projeto de nanotecnologia desenvolvido pela UFRJ, campus Xerém, em parceria com o Museu Ciência e Vida, apresentarão alguns experimentos simples que mostram conceitos fundamentais de nanotecnologia e suas aplicações no cotidiano e também no combate ao novo coronavírus. No dia 28 de outubro será feita uma oficina para aprofundar no tema e as inscrições serão anunciadas durante a live.

22 de outubro, às 19h

Sondas – nossas enviadas ao espaço

Convidado: Naelton Araújo (astrônomo do Planetário Municipal do Rio de Janeiro)

Grande parte das informações recentes e mais precisas que obtemos dos objetos do Sistema Solar é produto da passagem de sondas espaciais por eles. Neste encontro, o funcionamento e os resultados da passagem das mais recentes sondas espaciais lançadas serão discutidos, mostrando o papel fundamental destes objetos na expansão do nosso conhecimento sobre nosso Universo próximo.

04 de novembro, às 19h

Vida, Inteligência Artificial e o Universo

Convidado: Bruno Dias

Moderação: Carolina de Assis (Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj)

Boa parte da astronomia atualmente trata da busca por vida fora da Terra, sendo Marte nosso maior foco de atenção. Neste encontro, os procedimentos de caça por matéria orgânica no Planeta Vermelho serão apresentados e a resposta para a grande pergunta será discutida: existe vida fora da Terra?

Bruno Dias fez Mestrado e Graduação em Física (UERJ) e doutorado em Física (UFJF). Pesquisa nas áreas de Astrobiologia e mineralogia marciana. Coordenador e responsável pelas atividades do Núcleo de Pesquisa de Ciências, que promove ações de comunicação e divulgação científica online.

11 de novembro, às 19h

Fotônica

Mais informações em breve!

13 de novembro (sexta-feira) – 19h

“Eu contra Mim”: como as IAs aprendem

Convidado: Pedro Savarese (PhD Student, Toyota Technological Institute at Chicago – TTIC)

Moderação: Fred Furtado (Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj)

Redes Adversárias Generativas (GANs) são arquiteturas de redes neurais profundas, em um sistema que coloca duas redes em contato, uma contra a outra (por isso, “adversárias”). As GANs aprendem a imitar qualquer distribuição de dados, podendo ser ensinadas a criar mundos estranhamente semelhantes aos nossos em domínios como: imagens, música, fala, prosa. Neste encontro, vamos entender melhor sobre essa tecnologia e como ela funciona.

19 de novembro, às 19h

A inteligência artificial é uma mulher negra

Mais informações em breve!

02 de dezembro, às 19h

Oficina: Curtas no Universo

Com: Carolina de Assis (astrônoma do Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj)

Mais informações em breve!

Nesta oficina, que busca trabalhar o tema da inteligência artificial na astronomia para o público infanto-juvenil, a inteligência artificial é apresentada como temática de um curta em animação 2D, produzido com materiais simples como canetas, papel e um celular. Como roteiro do curta, um robô rover explorador busca por vida em um outro planeta e esbarra diversas vezes com formas de vida locais, os chamados “E.T.s”. Sendo estas diferentes das formas de vida da Terra, ele não as reconhece e continua procurando.