Nesta época do ano, os dias começam a ficar mais quentes e vão ficando um pouquinho maiores que as noites. No primeiro dia do mês, o Sol nasceu no Rio de Janeiro às 5h32 e se pôs às 17h51. No dia 31 deste mês, o Sol já estará nascendo mais cedo, às 5h07 e vai ir se pôr às 18h05. Com os dias ficando maiores, já temos mais calor e energia para aproveitar bem o dia!

Se a duração dos dias está aumentando, a das noites vai diminuindo. Mas calma! Ainda tem muita coisa para se apreciar nessas noites de primavera. Os planetas e a Lua têm muita noite ainda para fazer bastante graça no céu.
No primeiro dia do mês já foi possível observar Mercúrio, logo no início da noite, na constelação de Virgem. No meio do céu, também estão Júpiter e Saturno na constelação de Sagitário. Na noite do dia 2 para o dia 3, a Lua e Marte estavam em conjunção, bem pertinhos um do outro aos nossos olhos.

Venha conferir o que céu reserva para o resto do mês!

Dia 6 — Marte. O planeta Marte vai estar no ponto mais próximo da Terra na sua órbita (o caminho que ele faz ao redor do Sol). Começamos a observá-lo à noite 19h30.
Dia 9 — Lua. A Lua estará em Quarto Minguante, sendo visível de madrugada por volta de 1h30 já do dia 10.
Dia 10 — Chuva de meteoros. Nesta noite tem início a chuva de meteoros Taurídeas do Sul, com um índice de 5 meteoros por hora. Provavelmente ela será bem difícil de observar no centro urbano, mas sempre dá para tentar a sorte! Com visibilidade a partir das19h40, ela estará perto do Zênite (ponto mais alto do céu) por volta de 00h45.
Dia 14 — Marte, Lua e Vênus. Durante toda a noite, Marte estará visível. Quase no nascer do Sol, por volta das 4h30, próximo à linha do horizonte, a Lua aparecerá como um sorriso bem fino, acompanhada do planeta Vênus.
Dia 16 — Lua. A Lua estará na fase Nova. Não, ela não tomou um elixir da juventude: é a fase que não vemos a lua no céu a noite.
Dia 22 — Chuva de meteoros. Teremos outra chuva de meteoros, a Orionidas, com previsão de 25 meteoros por hora. Mesmo com todos esses meteoros cruzando o céu, ainda será mais fácil observá-los longe dos centros urbanos. Melhor hora para apreciar a chuva será entre 1h30 e 4h30.
Lua, Júpiter e Saturno. No início da noite, por volta das 19h, Júpiter, Lua e Saturno estarão juntos no céu, formando quase um triângulo, do lado oeste do céu (o lado que o Sol se põe). A Lua vai estar como um sorriso grande. Esse fenômeno pode ser observável até às 23 horas.
Dia 23 — Lua. A Lua está em fase crescente. Tem metade dela bem visível.
Dia 29 — Conjunção planetária. Mais uma conjunção entre Lua e Marte. Já no início da noite, os dois astros estarão se namorando. Este namoro vai durar até às 4h do dia 30.
Dia 31 — Lua Azul. A Lua cheia e gorda brilha no céu a noite toda. Dizem que essa segunda Lua cheia em um mês é uma Lua azul. Mas ela não fica azul. A origem da expressão é anglo-saxônica e foi criada para dizer quando algo é impossível ou que talvez não aconteça… E como nem todo mês tem duas Luas cheias, usaram essa expressão para esse evento do calendário.