Tradição anual, em outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que mobiliza diferentes instituições, escolas, museus e universidades com o objetivo de difundir e popularizar a ciência no dia a dia da população. A cada ano, um novo tema é escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para ser trabalhado. Nesta edição, o assunto selecionado é a “Inteligência Artificial (IA): A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) abraçou o tema e preparou uma programação conjunta com o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), que vai acontecer virtualmente entre os dias 21 e 23 de outubro.

O evento, que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, engloba 15 painéis, quatro palestras/conferências ministradas por parceiros da FECTI e duas oficinas ministradas por professoras da Praça da Ciência Itinerante, o programa mais antigo da Fundação CECIERJ, que serão transmitidos pela plataforma interativa do E-Museu do Esporte. Temas como Oportunidades e Negócios na era da Inteligência Artificial, LI-FI A Nova Revolução de Transmissão de Dados e A Evolução dos Artefatos de Robótica serão apresentados nos painéis, por meio de vídeos de curta duração. Já as conferências serão transmitidas ao vivo e trabalharão assuntos como Experiências de Inclusão na Divulgação Científica e Introdução à Biologia Viral. 

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Maria Isabel de Castro, ressalta a importância de popularizar a Ciência e a Tecnologia. “Por meio do intercâmbio de dados, documentos e expertises que resultem em ações e políticas públicas específicas para estimular, desenvolver e promover a popularização da Ciência e Tecnologia é que conseguiremos encontrar soluções simples e eficazes para o nosso Estado do Rio de Janeiro. Essa popularização surge como um vetor estratégico no desenvolvimento socioeconômico do estado colaborando para consolidar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT no Estado do Rio de Janeiro e favorecendo a prática da organização de Feiras de Ciência no âmbito das instituições públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu a secretária. 

O evento também trará uma prévia do que vai acontecer na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – FECTI, realizada pela Fundação CECIERJ – a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, que ocorre em dezembro. Essa é a 14ª edição do evento que, pela primeira vez, será 100% virtual. Durante a Pré-FECTI vai ser possível assistir a vídeos sobre o tema Inteligência Artificial e conhecer melhor a FECTI.

As inscrições devem ser feitas em http://inovuerj.sr2.uerj.br/secti_inscricao/ e garantem um certificado de 24 horas complementares.

Programação da Pré-FECTI:

De 21 a 23/10

Painéis com vídeos curtos tendo como tema a “Inteligência Artificial (IA): A Nova Fronteira da Ciência Brasileira” e a apresentação daFECTI, além de um painel com o ministro Marcos Pontes.

Dia 21/10

10 h: Top 5 – Curiosidades Científicas da Série DARK

Você conhece a série D A R K? Venha conhecer alguns tópicos de ciência abordados nesta série com Willian Vieira de Abreu, físico, Doutor em Engenharia Nuclear. Pesquisador do INCT de Comunicação Pública da Ciência. Membro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). Professor de Iniciação Científica.

14h: Escrevendo um Projeto de Pesquisa

Neste vídeo, os professores poderão conhecer melhor a estrutura de um projeto de pesquisa, e como escrever um trabalho para participar da FECTI, com ChrystianCarlétti, biólogo, Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Fiocruz. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Dia 22/10

10h: Experiências de inclusão na divulgação científica

Conheça algumas estratégias de inclusão de pessoas com deficiência em atividades de divulgação científica com Rodrigo da Rocha Machado, Paleontólogo e Educador do Museu de Ciências da Terra e membro do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis.

14h: Introdução à biologia viral

Vamos conhecer um pouco mais sobre vírus? Os professores também receberão dicas sobre a utilização de modelos didáticos como estratégia lúdica para o ensino de ciências, nesta oficina ministrada por Laura Cordioli, bióloga, Mestre em Biodiversidade Neotropical. Professora e divulgadora científica da Caravana da Ciência, Fundação CECIERJ, e por Tayana Galvão, bióloga, Doutoranda em Agrobiologia, professora e divulgadora científica da Praça da Ciência Itinerante, Fundação CECIERJ.

Dia 23/10

10h: Oficina Conversa sobre as quatro operações

Como aprender matemática de forma divertida? Conheça com utilizar material barato e acessível para ensinar as quatro operações, nesta conversa com Rosana Gomes Bernardo, matemática, Especialista em Ensino de Matemática. Professora de Matemática da Praça da Ciência Itinerante.

14h: Pesquisa Científica: o que é e como se faz

O que é ciência? O que é ser cientista? Os jovens estão convidados a ouvir a professora Alessandra Mendonça Teles de Souza —Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia/UFRJ — e o depoimento de uma jovem cientista.