Apesar do desafio da realização das Jornadas Acadêmicas, pela primeira vez no ambiente virtual, alunos, diretores de polo, professores e mediadores comemoram o sucesso da iniciativa. Os encontros, que estão ocorrendo ao longo do mês de outubro, proporcionam o acesso a estudos e pesquisas realizadas no âmbito das instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj, além de serem importantes para o desenvolvimento do calendário acadêmico dos 17 cursos de graduação oferecidos.

“As Jornadas Acadêmicas representam uma etapa importante das atividades da Fundação Cecierj que são desenvolvidas periodicamente pelos polos, porque proporcionam a interação entre alunos e professores das universidades que integram o Consórcio Cederj, e outros profissionais que atuam na área de Educação. Esses encontros oferecem ampliação de conhecimento por parte dos estudantes sobre as disciplinas, com informações qualificadas sobre atividades relacionadas ao universo acadêmico e profissional”, disse a vice-presidente de Educação Superior a Distância Simone Coutinho Cardoso.

Oportunidade

Para os alunos do Cederj, as Jornadas Acadêmicas, que chegam a reunir mais de 500 participantes em um dia, são uma ótima oportunidade para ampliar os seus conhecimentos sobre os cursos em que estão matriculados. “Por ser um evento extracurricular, com alguns profissionais distintos do corpo universitário, a Jornada Acadêmica traz muito aprendizado. Em alguns momentos, elucida um novo caminho que antes não imaginávamos que pudesse ser percorrido”, afirmou Leila Silva Hallier e Busi, de 50 anos, matriculada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela UERJ, no Polo Cederj Nova Friburgo, na Região Serrana.

A estudante disse que sempre está atenta ao calendário das Jornadas Acadêmicas organizadas pelo polo em que estuda, e que já participou de muitas, desde o seu primeiro ingresso no Cederj, em 2012, quando era aluna do curso de Biologia: “Trago na memória uma Jornada Acadêmica com professores da Costa Rica. Eu, com um grupo de iniciantes de docência (PIBID), apresentamos um trabalho e, apesar de não dominarmos o idioma e precisarmos de ajuda de um professor como intérprete, o aprendizado foi inesquecível”, declarou.

Importância

Aprovado em 2018 para o curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ, no Polo Cederj Rocinha, na Região Metropolitana do Rio, o estudante Alexandre Luís Ribeiro Chagas contou que sempre procurou ser membro atuante e participante da comunidade Cederj, comparecendo ao máximo de eventos possíveis da unidade onde estuda:

“Uma das atividades organizadas que mais gosto é a Jornada Acadêmica, que tem enorme importância na vida do discente, por ser uma oportunidade de crescimento, expandindo o horizonte e melhorando o contato com nossos professores”, afirmou Alexandre Chagas, que disse, também, que considera a Jornada Acadêmica uma oportunidade bem-vinda de apresentação de produções e publicações de artigos acadêmicos.

“O apoio do corpo diretivo do nosso polo e a coordenadora acadêmica de Pedagogia Simone Siqueira Pereira fizeram toda a diferença para o sucesso do evento. Na minha opinião, a Jornada Acadêmica Virtual foi proveitosa devido ao maior número de participantes, uma vez que não demandava deslocamentos para um local específico, com a possibilidade de participação de onde o aluno estiver. Considerando ter sido a primeira no formato online, acredito que a organização do evento tenha atendido a proposta. Espero que o formato continue sendo explorado mesmo com o retorno ao formato presencial”, declarou.