Feliz Ano Novo!

Chegamos a 2021 com o auge da estação do ano mais quente (e a preferida de muita gente): o verão!
Se durante o dia, o sol fica mais tempo no céu, as noites mais curtas do ano têm muitas estrelas brilhantes para observar. Neste mês, a lua faz bonito a noite, muito bem acompanhada por outros astros.

Falando em noites curtas, entre os dias 8 e 22 deste mês, o sol vai se pôr mais tarde aqui no estado do Rio de Janeiro: às 18h43. Os dias também começam cedo! 1º de janeiro começou às 05h11 e, ao longo do mês, cada dia vai despertar um pouquinho mais tarde. Em 31 de janeiro, o sol despertará às 05h32. Ganharemos 20 minutos a mais de noite.

02/01 a lua estará na companhia da estrela Regulus, a mais brilhante da constelação ocidental de Leão, sendo bem visível das 22h até o amanhecer do dia 3/01.

06/01 a lua entra na sua fase Quarto-minguante.

Às 18 horas, assim que o céu começar a escurecer, do lado oeste do céu (que o Sol se põe), observaremos Mercúrio bem próximo ao horizonte e, um pouco mais alto no céu, Júpiter e Saturno lhe fazendo companhia.

07/01 é a vez da lua visitar a constelação ocidental de Virgem, ficando bem próxima à Spica, a estrela mais brilhante desta constelação.

09/01 e 10/01 continuando seu passeio pelo céu, por volta das 23h do dia 9 e por toda a madrugada do dia 10, a lua tem a companhia de Antares, a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião.

10/01 por volta das 6h, o planeta Vênus vai ser visível um pouco antes do Sol nascer, a leste (o lado que o Sol nasce). Algumas pessoas chamam Vênus quando ele aparece nesta configuração como “Estrela  Matutina”.

13/01 a lua entra na sua fase Nova e as noites ficam sem luar.

20/01 a lua inicia a fase do Quarto-Crescente e começa a aparecer com o formato da letra “c”.

20 e 21/01 é a vez de Marte desfrutar da companhia do nosso satélite, a lua. Os dois astros poderão ser vistos relativamente próximos no mesmo céu desde o início da noite até às 23 horas.

23/01 a Lua estará na constelação ocidental de Touro, na companhia da estrela Aldebaran, a mais brilhante da constelação, e do aglomerado estelar das Plêiades. Este é um aglomerado famoso, contendo estrelas azuladas e que formam o “coração” da constelação de Touro.

27/01 lua chega à constelação ocidental de Gêmeos ficando próxima a uma das suas estrelas mais brilhantes, Pollux.

28/01 encerrando com a segunda Lua Cheia do mês, a chamada Lua Azul, a Lua volta a ser vista por toda a noite.

29/01 e 30/01 provando que um mês lunar se passou, a lua volta à sua posição na constelação ocidental de Leão, novamente próxima da estrela Regulus.