No mês de junho, teremos a chegada da estação do ano que dá aquela vontade de ficar embaixo do cobertor! É isso aí, o inverno está chegan… Ops! Chegou!!

01/06. Conjunção (02:30). Começamos o primeiro dia do mês com a Conjunção entre a Lua e o planeta Júpiter, na Constelação Ocidental de Aquário, a leste (o lado em que o Sol nasce). Uma conjunção ocorre quando dois astros, quando
observados de um mesmo ponto do Universo, parecem estar próximos no céu.

Marte, Mercúrio e Vênus (17:00). Os três planetas poderão ser observados juntos, perto do horizonte a oeste (o lado em que o Sol se põe), um pouco depois do pôr-do-Sol.

02/06. Fase da Lua. A Lua entra na sua fase Quarto-Minguante.

10/06. Fase da Lua. A Lua desaparece por completo do céu noturno, iniciando a sua fase Nova.

12/06. Conjunção (17:00). Conjunção entre Lua e Vênus na Constelação Ocidental de Gêmeos, na região oeste do céu, no início da noite. O fenômeno deve ficar observável por menos de uma hora, então é importante ficar de olho no relógio e não atrasar.

13/06. Conjunção (17:50). Conjunção entre Lua e Marte, na Constelação Ocidental de Câncer, a oeste.

15/06. Lua e Régulus (18:00). A Lua estará próximo à estrela Regulus, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Leão.

17/06. Fase da Lua. A Lua volta a aparecer no início das noites, chegando à fase do Quarto-Crescente.

19/06. Lua e Spica (18:00). A Lua se encontrará próximo da estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem, Spica. No desenho da constelação, a estrela representa o ramo de trigo empunhado na mão esquerda da Virgem. Também podemos ver a estrela Spica bordada na Bandeira do Brasil, representando o Estado do Pará.

21/06. Mudança de estação. Neste dia, conhecido na astronomia como Solstício de Inverno, começa o inverno aqui no Hemisfério Sul e o verão no Hemisfério Norte. Esta será a noite mais longa do ano. A nova estação se iniciará às 00:32 min.

23/06. Marte e Presépio (17:50). Ocorrerá o encontro entre o planeta Marte e o aglomerado de estrelas Presépio (também chamado de M44, número desse aglomerado no catálogo astronômico Messier). O aglomerado está localizado na Constelação Ocidental de Câncer e poderá ser visto a oeste. Um aglomerado de estrelas é um conjunto de estrelas que nasceram da mesma nuvem de material, tendo composições químicas iniciais semelhantes e estando fisicamente próximas umas das outras.

24/06. Fase da Lua. A Lua volta a se encher, chegando na sua fase Cheia.

26/06. Conjunção (22:00). A Lua estará muito próxima ao planeta Saturno, na Constelação Ocidental de Capricórnio. Os dois astros estarão em conjunção, perto do horizonte, a leste.

28/06. Conjunção (23:00). Nesta noite, a Lua estará novamente em conjunção com Júpiter. Os dois astros estarão relativamente próximos a Saturno e poderão ser observados na região leste do céu.