A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Educação Física

O objetivo do estudo foi refletir sobre as transformações da Educação Física escolar no Brasil, entrelaçando uma revisão sistemática de literatura a relatos de experiências. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e através de revisão sistemática de literatura. Conclui-se que a Educação Física está em processo de transição quanto à sua função na escola, surgindo um novo olhar que propõe uma Educação Física que torne os alunos mais críticos, ativos e sociais, desde que alcancem, por meio de seu corpo, desenvolvimento integral, social e cultural.

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Matemática

Este trabalho teve como objetivo analisar as considerações que professores de Matemática da Educação Básica têm sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como recurso pedagógico. Tomamos como base para compor o nosso referencial teórico autores que discutem o uso do LEM como possibilidade para as aulas de Matemática, por sua essência lúdica ou pelo trabalho com material concreto. A análise dos dados mostrou que todos os professores reconhecem a importância do uso do LEM para o ensino-aprendizagem da Matemática. No entanto, só alguns tiveram experiência na formação inicial.

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Educação Especial

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a inclusão digital no Brasil, como a inclusão social e o uso de recursos de informática na educação e na prática docente. Os profissionais de tecnologia também são importantes nesse processo inclusivo. Demonstra a importância do conhecimento na era da informação, para garantir o acesso universal e a igualdade social. A metodologia adotada para a construção do objetivo deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores utilizam os recursos apenas como instrumento de seu trabalho, sem considerar as potencialidades pedagógicas.

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Tecnologia e gestão escolar

Este artigo aborda o processo de comunicação do gestor escolar no seu cotidiano por intermédio da tecnologia, levando em consideração as plataformas digitais. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os desafios comunicacionais dessas plataformas nas relações diárias do gestor escolar em instituições de aprendizagem localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. Para coletar os dados, foi realizada uma entrevista com os gestores de escolas, que compõem o quadro efetivo. A entrevista baseou-se em cinco questões, que mencionavam suas atividades.

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Geometria

Este relato descreve uma atividade aplicada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Japaraíba/MG. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade sobre semelhança de triângulos com a utilização do GeoGebraGeometria, possibilitando que os alunos criassem conjecturas sobre o tema e fossem sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. A pesquisa teve caráter qualitativo; a atividade se deu por uma construção no aplicativo e por um questionário investigativo.

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Inclusão

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.

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Teorias educacionais

As ideias aqui partilhadas dizem respeito a reflexões trazidas sobre a herança do sábio armênio George Ivanovich Gurdjieff (1877-1949), sob o viés de sua aplicação no campo educacional. Apesar de a obra gurdjieffiana apenas tangenciar esse aspecto, ela pode se revelar compatível e com bastante propriedade em conceitos desenvolvidos em sua obra, tais como: mecanicidade, desenvolvimento dos três centros, educação para o ser, estudo do Cosmos. Neste texto introdutório são explorados esses e outros aspectos, incluindo uma metodologia educacional já amplamente aplicada na América do Sul.

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Biologia

O ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, o objetivo desta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana – AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.

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Artes

A proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) pela linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica.

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