As duas últimas edições da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Novidades da edição 13 – 12/04/2022

ar, de forma a interferir diretamente na saúde de alunos e professores, que convivem frequentemente com agressões, ameaças e abusos. Consequentemente, impacta no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. Há vários fatores que contribuem para o crescimento dessa violência, como a falta de estrutura familiar, vulnerabilidade, falta de tolerância com o próximo e a facilidade de acesso as drogas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/o-uso-das-redes-sociais-para-a-sensibilizacao-dos-alunos-sobre-as-violencias-sofridas-pelos-professores

Geografia

A Geografia é trabalhada de forma específica a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Todavia, a fragmentação, a compartimentação e a superficialidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos geram déficit de aprendizagem e dificuldades de assimilação, sobretudo no que tange à Geografia Física. Este trabalho traz uma proposta de produção de material didático cujas premissas são os jogos de tabuleiro, buscando explorar competências e habilidades para a compreensão da relação entre a dinâmica interna da Terra e as peculiaridades do espaço como narrativas geográficas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/a-construcao-de-narrativas-geograficas-atraves-de-jogos-de-tabuleiro-possibilidades-para-o-ensino-de-geografia-fisica-na-educacao-basica

Inclusão

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD), da PUC-MG, realizado remotamente. Foram analisadas as atividades realizadas, assim como o desempenho de extensionistas para a construção de saberes, com o enfoque na perspectiva da interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre do ano de 2021 com o objetivo de sensibilizar e gerar uma reflexão acerca da importância de práticas interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem. 

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/a-interdisciplinaridade-como-facilitadora-da-inclusao-e-enriquecimento-da-aprendizagem-um-estudo-de-caso

Matemática

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática oferece construção de conhecimento criando métodos tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Esse processo pode ser desafiador, determina o ponto de partida; o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino dos jogos está intimamente ligado ao interesse de quem aprende Matemática e contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao trazer a criatividade para a sequência didática apresentada.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/o-papel-dos-jogos-no-processo-de-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil-e-no-ensino-fundamental

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é toda ação realizada pelo indivíduo que representa as suas necessidades e permite a sua relação com os demais. Na Educação Infantil, a educação psicomotora possui papel relevante na prevenção das dificuldades escolares. Este estudo pontua as contribuições dos aspectos psicomotores para o desenvolvimento infantil. Para tanto, teve a participação de uma menina de cinco anos da cidade de João Pessoa/PB. Utilizou-se uma bateria psicomotora como protocolo de observação; os dados foram analisados de acordo com a frequência de erros e acertos dos itens contidos no protocolo de observação.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/aspectos-psicomotores-e-desenvolvimento-infantil

Aprendizagem

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos educadores brasileiros, elaboramos este artigo, cuja principal função é apresentar a Neuropedagogia aos docentes que ainda não se beneficiam dos conhecimentos que ela disponibiliza. Acreditamos ter reunido neste texto algumas informações básicas inerentes a essa disciplina e incentivamos nossos colegas a se aprofundar nela. O resultado será um processo de ensino-aprendizagem mais agradável, significativo e, como consequência, mais eficiente.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/13/do-surgimento-das-neurociencias-as-bases-da-neuropedagogia-uma-trajetoria

Novidades da edição edição 12 – 05/04/2022

Comportamento

No ambiente escolar, o bullying é a realidade de inúmeras crianças e adolescentes durante as aulas, as atividades recreativas e trabalhos em grupo. Este estudo trata do bullying na escola e suas implicações na aprendizagem. É notório que os problemas que ocorrem na escola podem trazer fatores que interferem tanto no trabalho pedagógico do professor, como na aprendizagem do aluno. O bullying pode fazer com que alunos agredidos apresentem baixo desempenho durante as atividades propostas pelo professor. Muitos deles podem ainda não interagir com colegas e apresentar transtornos psicológicos e alimentares.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/bullying-em-ambiente-escolar-e-suas-implicacoes-na-aprendizagem-discente

Educação Infantil

Este artigo discute a adaptação da criança na creche e como o acolhimento é importante nesse processo, pois trata-se de uma fase difícil não só para a criança, mas para todos os envolvidos na etapa. Com as bases teóricas de alguns autores como Reda e Ujiie, Balaban e Ortiz, entre outros, foi possível conceituar a adaptação e os desafios enfrentados pelas crianças. Por meio da pesquisa de campo realizada com dois questionários distintos e aplicados online a professores e familiares dos alunos da Creche Escola Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes/RJ, buscou-se trazer um estudo investigativo sobre a temática que envolve a criança no contexto da Educação Infantil.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/o-processo-de-adaptacao-da-crianca-na-educacao-infantil-a-importancia-do-acolhimento

Língua Portuguesa

Professores de Língua Portuguesa têm sofrido com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase impiedosamente, na conta dos mestres encarregados do ensino de língua. As críticas são embasadas quase sempre no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção de suas práticas pedagógicas. Este artigo discute a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso dos alunos em relação à leitura e à produção e interpretação de textos.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/ensino-de-lingua-materna-uma-reflexao-metalinguistica

Educação surda

O presente artigo analisa o papel dos pais na educação dos alunos surdos, investigando se o fato de eles possuírem fluência em língua de sinais traz benefícios na vida escolar dos filhos surdos. Como procedimento metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual na cidade de Petrolina/PE e contou com a participação de pais de alunos, alunos surdos e intérpretes de língua de sinais, totalizando dez participantes. Essa investigação demonstra a importância da participação dos pais fluentes em língua de sinais e sua influência na aprendizagem dos seus filhos surdos.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/o-uso-da-lingua-de-sinais-pelos-pais-uma-abordagem-para-aprendizagem-do-aluno-surdo

Produção textual

O presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/oficinas-virtuais-dialogicas-de-narrativas-literarias-possibilidades-metodologicas-em-ensino-nos-tempos-de-pandemia

Química

Falar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/quimica-e-educacao-em-direitos-humanos-questoes-etnico-raciais-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana-no-ensino-de-quimica


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