A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Formação de professores

O artigo discute a concepção de doze professores que atuam nas sete escolas multisseriadas da área rural de Dianópolis/TO em relação às ações da gestão municipal voltadas à formação docente continuada. As informações apresentadas foram coletadas em consultas a relatos feitos nos cadernos de registro elaborados nos encontros de formação e com entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a Educação do Campo de qualidade se realiza com ações voltadas para a formação dos professores, valorização, remuneração e garantia das condições materiais das escolas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/a-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-das-classes-multisseriadas-no-sudeste-do-tocantins

Educação Física e inclusão

Vivemos atualmente um momento muito intenso pelos direitos de pessoas com autismo incluso em grupos minoritários até então excluídos de nossa sociedade. Busca-se por meio de movimentos de Inclusão Social a garantia de equiparação de oportunidades para pessoas com o espectro autista. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na procura dos descritores e fatos relacionados à Educação Física e seu papel no controle e tratamento do autismo e a segunda em torno dos fatos históricos sobre a Educação Física e o Autismo em periódicos onlines existentes nas bases de dados da SciELO, Lilacs e o Google Acadêmico, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/educacao-fisica-inclusiva-e-autismo-uma-revisao-sistematica-de-literatura

Lutas e ética

Este é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/lutando-pela-etica-docencia-nas-aulas-de-educacao-fisica-durante-a-pandemia-da-covid-19-a-experiencia-dos-alunos-do-if-sudeste-mg-r-campus-rio-pomba

Ciências

As metodologias ativas inovadoras estimulam o pensamento crítico e permitem a construção do conhecimento de forma individual, como o clube de ciências, que se utiliza do viés democrático para promover o protagonismo dos integrantes. Este trabalho relata a implantação de um clube de ciências em uma escola pública do interior de Pernambuco durante o Programa de Residência Pedagógica. A temática central escolhida foram as plantas medicinais, e o produto final foi apresentado na II Feira de Ciências do Agreste Pernambucano e foi premiado com menção honrosa e bolsa de iniciação científica.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/implantacao-de-clube-de-ciencias-como-estrategia-de-engajamento-relato-do-programa-de-residencia-pedagogica

Educação Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar o contexto da Educação Inclusiva e o processo da relação entre professor e mediador no ambiente escolar. A Educação Inclusiva está passando por inúmeras práticas e vivências, às quais o professor e o mediador procuram se adaptar, levando em consideração as leis e normativas vigentes. A mediação escolar se tornou uma ferramenta crucial no acompanhamento do aluno especial e por isso alguns autores já pesquisam sobre o mediador e a sua relação com o professor.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/educacao-inclusiva-interacao-de-professor-e-mediador

Resenha

O ato de ensinar abarca vários conceitos, a fim de haver sucesso em sua feição tanto para o professor quanto para os alunos, pois eles dependem um do outro para que a escola exista. O professor possui papéis fundamentais no ensino, tendo principalmente a ética; é através dela que os bons resultados dos educandos são extraídos, pois é através da ética que o professor tem bom diálogo, respeito, é a favor da democracia em sala de aula, entre outros fatores que auxiliam em classe. Mas, além dos educadores, pais e responsáveis também devem ajudar na vida acadêmica.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/resenha-do-livro-ipedagogia-da-autonomiai-de-paulo-freire

Matemática

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da Robótica Educacional e das tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática no Ensino Médio. Além disso, busca relatar experiência em escola na cidade de Natal na qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares e tecnológicas a fim de que os educandos aprendessem alguns conceitos, tendo em vista que muitos deles apresentavam dificuldades em resolver problemas de Matemática com notação científica, transformações de unidades de medida e interpretação de dados estatísticos expressos por meio de gráficos e tabelas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/o-uso-da-robotica-educacional-e-de-tecnologias-digitais-na-aprendizagem-de-conteudos-da-matematica-experiencia-em-escola-privada-na-cidade-de-natalrn

Inclusão

A educação de surdos no Brasil, a partir da década de 1980, começou a dar mais visibilidade ao método do bilinguismo e menos ao método do oralismo. Este artigo objetivou averiguar se o bilinguismo tem sido uma estratégia de inclusão dos alunos surdos na escola. Como metodologia, utilizaram-se três artigos do Portal Capes e SciELO de 2018 a 2021. Observou que o bilinguismo propicia a inclusão, mas a forma como é implantado aponta um dissenso entre o discurso nas políticas educacionais e a prática nas escolas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/inclusao-escolar-dos-alunos-surdos-atraves-do-bilinguismo

Educação Física

A presente investigação teve como objetivo conhecer os efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais de seus praticantes. A dança começa a ter visibilidade por seu benefício para a melhoria da qualidade de vida. Ainda assim, a produção bibliográfica é pequena, se comparada com outras áreas de desporto. Conclui-se que, apesar de a dança ter enorme potencial, haja vista a integração corpo/mente possibilitada pelo movimento corporal e pelo envolvimento musical (ondas mentais), infelizmente ainda não conquistou o devido espaço de valorização na sociedade em geral, bem como nas práticas escolares.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/25/efeitos-da-danca-nos-aspectos-biopsicossociais-uma-revisao-sistematica