Avaliada como uma importante iniciativa da Fundação Cecierj na produção de informações relevantes sobre Educação, a revista Educação Pública, que alcançou o Qualis B3 da Capes,está comemorando 20 anos em 2021. Em suas páginas são publicados trabalhos de pesquisadores e professores de todas as regiões do Brasil e os mais de 3.700 artigos trazem vários aspectos da Educação Básica, conquistando quase 60 mil visitas mensais. E, agora, a revista traz uma novidade: a seção “Divulgação Científica e Ensino de Ciências”.

Com publicação semanal, às terças-feiras, em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/, a revista Educação Pública é vinculada à Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. O endereço para submissão de trabalhos à revista é https://educacaopublica.cecierj.edu.br/admin/artigos/enviar_artigo.

Já a nova seção é gerida pela Vice-Presidência Científica da instituição e se destinará à publicação de artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, seja nos âmbitos teórico ou prático submetidos diretamente a eles por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, com artigos voltados às temáticas da divulgação científica e/ou ensino de ciências, com chamada pública para recebimento de fluxo contínuo. As regras para publicação na nova seção podem ser vistas no link https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica.

“Valorizar o conhecimento dos professores e incentivar a troca de experiências é fundamental para buscar as melhores práticas de ensino. Sem dúvida, a revista Educação Pública cumpre esse papel com excelência. Como secretário da SECTI, é uma enorme alegria poder comemorar os 20 anos da publicação. Essa é uma grande conquista para alunos e professores”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Destaque

Para manter o interesse dos leitores, um dos princípios editoriais é respeitar e valorizar aqueles que estão na linha de frente da Educação: professores, alunos, gestores, pesquisadores da Educação, dando espaço para que contem suas experiências, suas sugestões de trabalho, seus planos de atividades e discutam suas necessidades e a história da Educação.

Dentre os conteúdos que se destacam nas edições mais recentes da revista estão a Educação Inclusiva e a pandemia. Os mais frequentes e que trazem mais comentários são aqueles que abordam aspectos específicos das várias disciplinas da Educação Básica e os que tratam de relatos de experiência. Além disso, crônicas, contos e poesias ligadas à Educação de forma indireta também são publicadas.

“A revista Educação Pública, que comemora 20 anos em 2021, consegue se manter atual e trazendo assuntos relevantes, como o impacto da pandemia na Educação e a relevância do ensino a distância durante esse período. Além disso, dá destaque às experiências dos professores nesse contexto, o que torna a discussão e a troca ainda mais ricas. E é importante destacar que a publicação é um exemplo do trabalho integrado realizado pelas áreas da Fundação Cecierj com a vice-presidência de Educação Superior a Distância, através da Diretoria de Extensão, e a vice-presidência Científica, que contribuirá com essa nova seção ao trazer outros aspectos que envolvem a Educação, como o ensino da ciência”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

O público da revista é formado por professores e gestores de Educação, especialmente da rede pública, mas há um número significativo de alunos de licenciaturas que visitam a página da publicação; inclusive fazendo citações dos trabalhos publicados em suas monografias. Com a sua proposta editorial, a revista Educação Pública desperta também o interesse do mercado de livros. Até editoras já procuraram a revista para utilizar alguns artigos publicados em suas publicações didáticas e paradidáticas. Um fato que dá muita satisfação aos responsáveis pela revista é o volume de textos de alunos dos cursos de Extensão da Fundação Cecierj e de alunos oriundos do Consórcio Cederj – já formados ou até graduandos.

O início

A revista Educação Pública começou a ser publicada no primeiro trimestre de 2001 e foi a primeira ação do então projeto Cederj a ganhar as ruas. Era chamado Portal da Educação Pública e trazia artigos e fóruns de discussão sobre temas de interesse dos professores de Educação Básica. No mesmo ano, passou a ter periodicidade semanal definida. Inicialmente, adotou uma linha editorial voltada para a publicação de artigos e matérias relacionados às áreas de Biologia, Ciências Sociais, Cidadania, Cultura, Língua Portuguesa, Matemática, entre outros temas das áreas de conhecimento e inovação científica.

Seguindo a sua proposta original, se tornou um espaço aberto para educadores publicarem suas experiências acadêmicas e reflexões sobre os mais variados assuntos no âmbito da educação, além de indicações de livros e filmes.Em 2008, para conquistar registro no ISSN (International Standard Serial Number) do Ibict, adotou a denominação de revista Educação Pública. A publicação sofreu reformulações em 2015 e em 2018 para modernizar o visual e o sistema, além de aumentar o seu nível de segurança.