Após a etapa de confirmação de finalistas, conhecemos, nesta sexta-feira (17), os projetos selecionados para participar da XVII FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. A listagem está disponível na página da FECTI (https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/). Vão participar desta edição 160 trabalhos distribuídos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II – 6° ano e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9 ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; e Interdisciplinar.

E já deixamos o nosso convite para você conhecer todos esses trabalhos. A FECTI, organizada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), que fica na Rua Mariz e Barros, 273, Praça da Bandeira. A entrada é gratuita.

PREMIAÇÃO

Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Alunos e docentes concorrem a premiações, como troféus e medalhas para a escola e estudantes dos projetos mais bem colocados em cada categoria: Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar.

Há ainda o Prêmio Divulgação Científica para o melhor projeto, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica, e o Prêmio Meninas na Ciência para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar no evento. Os alunos concorrem também a indicações para feiras de ciências, como a FEBRACE 2024, organizada pela Universidade de São Paulo; a FenaDante do Colégio Dante Alighieri em São Paulo; Ciência Jovem, iniciativa do Espaço da Ciência de Olinda e a Mostratec, realizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo.