Neste dia 8 de agosto, a cidade de Paracambi, na Região Metropolitana, tem dois grandes motivos para festejar. Primeiro, para comemorar o aniversário da sua transformação em município independente, em 1960. Segundo, porque, também, nessa data, estão sendo celebrados os 20 anos em que recebeu a instalação do primeiro polo de educação superior a distância do Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Outra boa notícia é que a unidade passa a oferecer, no segundo semestre de 2021, o curso de Licenciatura em Geografia, pela Uerj, para 30 alunos.

Paracambi foi um dos primeiros municípios, onde o Consórcio Cederj iniciou a implantação da metodologia de educação a distância, rumo ao interior fluminense, levando uma grande contribuição aos moradores da cidade e do seu entorno. Muitos encontravam dificuldades de acesso ao processo educacional superior público, devido a residirem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo para frequentarem as salas de aulas nos horários das modalidades educacionais tradicionais.

“É muito bacana ver como essa história se deu no início e, vinte anos depois, ter a Fundação Cecierj com 35 polos espalhados em todo o Estado do Rio e ser referência na educação a distância e mediada por tecnologia. Os resultados nos motivam cada vez mais a entregar uma educação pública e de qualidade a toda população fluminense”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Com a instalação do polo em Paracambi, o Consórcio Cederj iniciou as suas atividades pelo interior do estado, visando à redução das desigualdades sociais e regionais. E por meio da democratização de acesso ao ensino superior com oferta de formação profissional de qualidade, está promovendo cidadania e inclusão social.

“Esses 20 anos do polo só reforçam a importância desses cursos para a população. Quantas pessoas tiveram suas vidas transformadas pelas oportunidades oferecidas pela Fundação Cecierj? É o momento de comemorar toda a história que foi construída em Paracambi e, também, celebrar a criação desse novo curso de Licenciatura em Geografia”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

História

O Polo Cederj Paracambi foi inaugurado em 8 de agosto de 2001 com a oferta da graduação a distância semipresencial de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com uma turma de 40 estudantes. No ano seguinte, a unidade passou a oferecer Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e, dois anos depois, passou a oferecer mais um curso, Licenciatura em Pedagogia.

Quem acompanhou de perto essa trajetória foi a primeira diretora do Polo Cederj de Paracambi, Maria Emilia Alfano Barbosa. Era final de 2001 quando a mestre em Educação foi chamada para uma entrevista na Fundação Cecierj para assumir o cargo de direção do primeiro polo de educação a distância do Cederj.

“Eu acredito muito na Educação e em seu papel na vida das pessoas e da coletividade e veio o Cederj e tudo que ele poderia trazer naquele momento: a aproximação das universidades públicas a pessoas e lugares que, por dificuldades geográficas ou impedimentos socioeconômicos, ficavam tão distantes delas”, explicou Maria Emilia, que completa: “Realizamos um trabalho coletivo, com muitas pessoas incríveis envolvidas. “Trabalhamos muito mesmo e foi bom demais! Alunos de muitos lugares vieram, pois éramos poucos polos no início. E acho que deu certo. Para mim foi uma experiência muito feliz”, afirmou.

A mesma satisfação por estar à frente de um projeto acadêmico inovador e pioneiro observada por Maria Emilia é citada pelo atual diretor do Polo Cederj Paracambi, Robson Marques de Souza. “Ao longo desses 20 anos, o polo vem formando profissionais e dando oportunidades àqueles que dificilmente as teriam. É muito gratificante estar à frente deste polo tão importante para a região e para a Fundação Cecierj”, declarou Robson que é graduado em Matemática e mestre em Educação.

A unidade

O Polo Paracambi funciona em um imóvel histórico, onde funcionava a antiga fábrica de tecidos Companhia Brasil Industrial, cuja construção é datada do início de 1870, em uma área que foi adaptada para receber os cursos e os laboratórios de biologia, química, física e informática. O acolhimento, típico das cidades do interior, além da arquitetura do imóvel, são uns dos destaques do ambiente onde se encontra o Cederj de Paracambi, em uma parceria com a Prefeitura.

A instalação do polo no município trouxe muitos benefícios para a população de Paracambi, em função de atender a demanda de projetos na área de educação nas regiões do entorno do município. Para boa parte da comunidade, a unidade do Cederj é a única forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas. Formada em Licenciatura em Matemática, em 2008, pela UFF, no polo Paracambi, Isabel Cristina Coelho assegura que a graduação a distância foi que lhe deu as oportunidades que conquistou depois da conclusão do curso:

“O polo Paracambi foi de grande importância na minha vida, assim como o Cederj. Eu trabalhei durante a minha graduação inteira, então se não fosse a modalidade a distância, eu não teria condições financeiras (para estudar), nem de adequar a minha rotina de vida. E mais ainda por poder estudar em uma instituição pública de qualidade, gratuita e perto da minha casa. Desejo que, por muitos anos, o polo Paracambi continue realizando sonhos e transformando vidas”, disse Isabel, que, atualmente, é tutora presencial e coordenadora tutora da mesma unidade.

A pedagoga Viviane da Silva Almeida também foi aluna do Polo Paracambi (2005-2008), e destacou que muitas transformações positivas na sua vida profissional ocorreram devido à oportunidade de estudar pelo Cederj: “Eu me formei em Pedagogia e a partir daí a minha trajetória acadêmica só evoluiu. Por isso, desejo expressar a minha enorme gratidão ao polo Paracambi, à cidade, e a todas as pessoas que me acolheram como estudante e como tutora”, declarou Viviane que atualmente é coordenadora de disciplina do curso EaD de Pedagogia da UniRio.

Outro fator importante da história do polo é que nos seus 20 anos de existência tem formado profissionais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região que a unidade atende, além dos moradores das cidades vizinhas: Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Vassouras.

Atualmente, o Cederj tem cerca de 2.537 alunos ativos matriculados na unidade de Paracambi e proporciona o acesso, além da graduação em Licenciatura em Matemática, aos cursos de Biologia, Física, Pedagogia, Administração Pública, Química, Letras, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Biblioteconomia e Geografia.