Nesta segunda-feira (09/08) foi a vez dos alunos de Tanguá do Pré-Vestibular Expresso da Fundação Cecierj, órgão vinculado da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, retirarem o material impresso para início do curso. No município serão 196 estudantes que terão suporte pedagógico online e material didático impresso e digital para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares. A entrega aconteceu na Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes e contou com a presença do prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, do presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, e da Faetec, João Carrilho.

“Nós estamos em um momento de retomada, após enfrentarmos uma crise pandêmica e econômica, e a educação é um dos melhores instrumentos para esse novo caminho. A missão da Secti é levar uma educação de qualidade para o interior do estado e esse material, que entregamos hoje, do Pré-Vestibular Expresso não perde para nenhuma outra plataforma de ensino. Tenho certeza que, com foco nos estudos, esses jovens vão ter plena aprovação nos vestibulares que vão sair”, destacou Dr. Serginho, que assinou um termo de cooperação com  Prefeitura para a implantação de uma unidade da Faetec na cidade.

Pela iniciativa piloto, os estudantes terão acesso gratuitamente à plataforma de estudos com postagem semanal de videoaulas, áudios, exercícios e simulados preparados pela equipe de mediadores do pré-vestibular, que dará apoio pedagógico on-line durante o curso, que se encerrará em dezembro. O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, explicou que a Secretaria Municipal de Educação fará o acompanhamento desses alunos.

“A Prefeitura vai disponibilizar computadores e espaço de estudo e vamos fazer o monitoramento da frequência e do aproveitamento desses alunos na plataforma. É uma chance que se apresenta para eles e queremos vê-los brilhando e crescendo. Esse é o primeiro passo e tenho certeza que eles vão se lembrar desse dia. O governo de Tanguá tem o compromisso com o desenvolvimento do estado nesse momento de recuperação do nosso estado e isso passa pela educação”, explicou o prefeito, que esteve acompanhado do secretário municipal de Educação, professor Luciano Natalício.

Os estudantes têm direito ao material impresso e digital de dez disciplinas, incluindo inglês e espanhol, um caderno de orientação acadêmica e um de exercícios, além de suporte dos mediadores. “Os alunos vão poder estudar no seu próprio tempo acompanhado do material didático que estão recebendo hoje. É para aquelas pessoas que não tem tempo a perder e estão tendo a chance de ter acesso a uma das maiores plataformas de educação a distância do país. É uma felicidade ter visto o grande interesse que o Pré-Vestibular Expresso despertou em Tanguá. A educação é para a vida”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Ana Beatriz, de 17 anos, é  moradora de Tanguá e está cursando o último ano do Ensino Médio. Ela destaca o fato do curso ser totalmente on-line. “Os moradores de Tanguá, Rio Bonito não tinham essas opções e agora passam a ter e não precisam gastar tempo e dinheiro com o deslocamento. A minha expectativa é de aprender e focar ainda mais nos estudos”.

Já Yuri Rodrigues Silva, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio, viu no Pré-Vestibular Expresso a chance de retomar os estudos: “estou planejando fazer uma faculdade e o Pré-Vestibular chegou no melhor momento e nem pensei duas vezes antes de me inscrever. É aquilo que a minha mãe sempre fala, que a oportunidade vem somente uma vez, então você tem que agarrá-la na hora que passar”.