Estamos sozinhos no universo? Esta é uma pergunta que assombra e fascina a humanidade desde tempos remotos. A confirmação do primeiro planeta fora do sistema solar, ou extrassolar, em 1992 (hoje, são 4.173) deu novo impulso a essa questão, com o desenvolvimento da astrobiologia, área que estuda a vida em outros mundos. Esses são alguns temas de interesse científicos do astrofísico Gustavo Frederico Porto de Mello, professor associado do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gustavo estará no dia 27 de agosto, às 19h, no canal de Youtube e na página de Facebook do Museu Ciência e Vida.

Gustavo já gostava do céu quando criança? Como ele se interessou por astrofísica? Por que ele estuda exoplanetas e astrobiologia? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Gustavo e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão em nosso canal: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv

Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.