A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Língua Inglesa

O objetivo deste artigo é discorrer e desvendar características e aspectos dos métodos adotados nos cursos de língua inglesa com ênfase nos jovens, bem como a relação entre a metodologia de trabalho docente com a consciência morfológica e a absorção de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de Inglês como língua adicional. Respaldando-nos em princípios teóricos voltados para o ensino de línguas (inglês) para jovens, teceremos reflexões sobre zelar sempre pela eficiência e qualidade do ensino, buscando motivar o aluno a se desenvolver e se interessar cada vez mais pela matéria. Em resumo, o método aplicado em uma turma nem sempre é o ideal para outra turma.

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Poesia

Esta poesia traz, a cada estrofe, um elemento característico do Estado do Espírito Santo: suas cidades, suas histórias, sua formação social, sua música, seus pratos típicos, suas bebidas, os povos que o compõem e o visitam. Rememora eventos culturais, os grandes nomes nascidos ali, seus monumentos, os recursos naturais presentes nas suas terras. E mostra como o Espírito Santo é mais um dos vários Brasis que existem neste país, com rios, praias e montanhas. Sem falar em educação, ciência e tecnologia… ah, e o café! Para convidar a conhecer “suas gentes, sua fama, poder e encantos”.

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Língua Portuguesa

Este trabalho visa analisar o conceito de translinguagem e como é a situação no Estado de Roraima. Por mais que os professores de língua portuguesa estejam interessados em compartilhar conhecimentos e experiências com alunos que apresentem dificuldades com o português por possuir outra língua materna, a situação da educação local ainda é preocupante. O que se percebe são práticas individuais de docentes e estão engessadas as políticas e ações da Secretaria do Estado de Educação daquele estado.

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Resenha

Esta obra do professor, palestrante e historiador Hamilton Werneck está permeada por discussões muito atuais, não somente pelo ano de publicação, 2019, mas principalmente pelas questões que nele são tratadas, como, por exemplo, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, e nas relações das pessoas entre si e com o mundo, provocadas pela tecnologia, principalmente a biotecnologia e a bioengenharia, e com o advento da inteligência artificial, isso está trazendo diferenças enormes entre as pessoas, diferença em conhecimento, em poder de aquisição de bens, poder de domínio.

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Políticas educacionais

Faz-se um retrospecto crítico sobre a História da Educação no Brasil em interface com as discussões sobre a estrutura de classes da sociedade e como isto configura um tipo de educação e sociedade voltadas para os que detêm poder econômico e prestígio social, em detrimento das minorias e classes menos favorecidas. Objetiva-se um olhar especialmente para a situação de jovens e jovens e adultos, e as consequências nefastas de uma educação e sociedade que os marginalizam. Propõe-se, ao final, a importância da discussão e afirmação de políticas públicas educacionais voltadas para essa parcela da população de forma cada vez mais eficaz e comprometida, como o Ensino Médio Integrado e Proeja.

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Geografia

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacialmente e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas em alguns periódicos. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos destas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.

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Relação família-escola

O presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.

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Ensino remoto

Este trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.

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Políticas educacionais

Neste estudo, analisamos alguns dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás, observando o processo de des/re/constituição de suas identidades. Para tanto, partimos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de Flick, Gil e Severino. O trabalho está ancorado na perspectiva de análise do discurso de Michel Foucault. Em suma, os dizeres mobilizados pelos/as participantes demonstram que ainda há um longo caminho para que as escolas de tempo integral deixem de ser um espaço de controle das infâncias marginalizadas e de “depósito humano”, para se tornar um local privilegiado de formação dos/as filhos/as das classes populares.

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