Se você é aluno do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, convide um professor para ser orientador do seu grupo e participe da FECTI com o projeto de pesquisa desenvolvido na sua escola. Agora, você tem até o dia 04 de outubro para realizar a inscrição, que deve ser feita exclusivamente pela plataforma SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login). Não perca a oportunidade de participar, gratuitamente, da maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado, entre os dias 1 e 4 de dezembro, de forma 100% virtual. Veja mais informações em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ .

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências do Ensino Fundamental II. Já os estudantes dos Ensinos Médio e Técnico podem participar nas categorias Ciências Biológicas & Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola. Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

Premiação

Em 2021, a FECTI irá conceder bolsas Apoio Técnico em Extensão no País – Nível Superior – ATP-A CNPq para quatro professores orientadores de projetos premiados, além da premiação de medalhas, troféus, indicação para participar de feiras nacionais com alcance internacional, como Febrace, MOSTRATEC e Ciência Jovem, e de quinze bolsas de ICJ CNPq – Iniciação Científica Júnior para estudantes. Além disso, tem o Prêmio Meninas na Ciência, que concede medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino, que se destacar na XV FECTI e bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.

A FECTI é realizada pelo setor de Divulgação Científica/Vice-Presidência Científica da Fundação CECIERJ, órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).