OMCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou nesta sexta-feira (1º) a segunda edição do Mês Nacional da Ciência e Tecnologia e Inovações. Com o mês começam também as atividades da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. O evento de lançamento foi transmitido pelo canal do ministério no YouTube, onde ao longo do mês de outubro serão apresentadas diversas atividades relacionadas com a semana e o mês da ciência.

Na programação serão apresentados para a sociedade brasileira os resultados das pesquisas e iniciativas realizadas nas unidades vinculadas e parceiros em projetos estratégicos do MCTI. O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância da promoção da ciência no país. “Às vezes é importante a gente parar e pensar assim: como seria a nossa vida se não houvesse a ciência? A ciência tem acompanhado a humanidade e a humanidade se desenvolve através da ciência. Esse dia é muito importante; eu sempre gostei de falar da importância da ciência, em especial para os jovens. Nós temos 27 unidades vinculadas no MCTI e todas essas unidades vão estar unidas para homenagear a ciência durante esse mês, durante a Semana Nacional”.

Marcos Pontes mandou um recado para os futuros cientistas. “Jovem, você que ainda não se decidiu na carreira, aposte nas carreiras de ciência, tecnologia e inovações. As profissões vão mudar, os empreendimentos vão mudar, então apostem nessas carreiras”.

O mês e a semana Nacional de Ciência e Tecnologia recebem apoio do MCTI por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autarquia vinculada ao ministério. Três milhões de reais foram destinados a projetos focados na divulgação da ciência para todos os públicos. O presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP/MCTI), Waldemar Barroso, destacou as ações do ministério na gestão do astronauta Marcos Pontes. “Essa direção que o ministério está nos dando para todos nós convergirmos vai evidenciar a transversalidade que nós percebemos durante o período de pandemia; a importância da ciência e tecnologia em todas as áreas e, agora que vemos o país subir no índice global de inovação, isso tudo graças a dois anos de esforços do nosso ministério”.

Os eventos são coordenados pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI. A titular da secretaria, Christiane Corrêa, destacou o compromisso do ministério com a promoção da ciência. “Um exemplo deste comprometimento foi a criação de uma estrutura administrativa formal em nível de secretaria que permitiu e alavancou a possibilidade da articulação e da promoção da ciência para realizar o intercâmbio entre diversas esferas de governo e os mais variados atores que hoje promovem a ciência, tecnologia e inovações no Brasil”.

Representando as unidades vinculadas do MCTI, a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), Iêda Caminha, comentou a importância da data para a instituição. “Eu acho que é de grande relevância e o INT está este ano com mais entusiasmo ainda e para nós este ano é muito especial porque é o ano do centenário da instituição”.

O Secretário de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF) do MCTI, Marcelo Morales, falou da importância da ciência em especial na pandemia. “A ciência é que transforma e traz o futuro. Nunca falamos tanto de ciência como parte das nossas vidas. Durante essa pandemia nós vimos a importância do desenvolvimento cientifico e tecnológico de um país”. O Secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), Paulo Alvim, destacou a importância de promover a ciência no país. “Ter um mês para mostrar para a sociedade como a ciência e a tecnologia transformam a sociedade, o dia a dia de todos nós e como é relevante nos momentos de crise”.

Participaram também da cerimônia de lançamento o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Fonseca Lavouras e a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Silvana Copceski Stoinski.

Clique aqui e confira o site da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações