Na manhã desta terça-feira (29.09), a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Maria Isabel de Castro, realizou, juntamente com o Presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), o professor Glaucio Marafon, uma reunião online com o Diretor do Instituto Foco, Momed Nazil, instituição privada de ensino técnico profissional, referendada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique. A demanda partiu do Instituto Foco que busca estabelecer um acordo de cooperação internacional com a Cecierj para que a expertise de anos no ensino à distância (EAD) seja modelo para o país africano, que deseja implantar uma instituição de nível superior para moçambicanos em um modelo totalmente EAD em 2021.

Atualmente, o Instituto tem cerca de 2 mil estudantes nas áreas técnicas de Ciências, Informática, Gestão/Administração, Contabilidade, Indústria Extrativa, Saúde/Ambiente, Construção civil, Eletricidade/ Mecânica. Segundo o Diretor do Instituto Foco, Momed Nazil, eles ainda têm pouca experiência no EAD, assim como no uso de plataformas digitais de ensino, capacitação de professores e alunos e na criação de plataformas de ensino-aprendizagem para qualificação.

A transferência de conhecimento se dará através da implementação de cursos específicos de ensino superior, uso de modelos e currículos, formação de professores para a elaboração de materiais didáticos, sempre permitindo ou indicando uso de plataformas que são utilizados pela Fundação Cecierj.

“Nos sentimos muito honrados com essa visão de que a Fundação Cecierj pode ser um espelho e parceira nesse processo de desenvolvimento do ensino mediado por tecnologia em Moçambique. Expandir o trabalho para os países africanos de língua portuguesa é uma boa oportunidade para mostrar que a Fundação é um órgão diferenciado não só no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil. É uma excelente e positiva oportunidade de firmar este convênio com o Instituto”, afirmou a secretária.

Os próximos passos serão as tratativas administrativas e jurídicas necessárias para a avaliação do Conselho da Cecierj. Formalizando todo o processo burocrático, a Secti, através da Cecierj, implementará o convênio dando oportunidade a outros professores e estudantes de experimentarem uma nova troca de experiências e integração entre os países.