Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem contar com o incentivo da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os professores da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e do Pré-Vestibular Social (PVS) vão realizar uma série de lives para auxiliar os candidatos nesta resta final de preparação para o exame e, também, para o Vestibular Cederj, que acontece no dia 12 de dezembro de 2021.

“Acho excelente essa iniciativa da Fundação Cecierj de preparar os estudantes para o Enem, por meio das lives. Acredito que nessa reta final, os alunos podem sanar suas dúvidas ou até mesmo aprender algum assunto que passou batido. É uma grande oportunidade para todos os candidatos!”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Visando atender a grande demanda de estudantes, o Ceja lança, no dia 16 de novembro, lives dedicadas especialmente à preparação de estudantes que vão realizar o Enem. A novidade chama-se “Desenrolando o Enem”, com abordagens sobre temas como Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e Matemática e suas Tecnologias. Os programas irão ao ar no Canal Ceja Virtual no YouTube.

De 17 a 19 de novembro é a vez do Pré-Vestibular Social (PVS) iniciar a sua série para auxiliar os estudantes na preparação dos exames. A iniciativa, que está na sua segunda edição, será realizada de 17 a 19 de novembro, no Canal PVScecierj no YouTube (youtube.com/PVScecierj ) , onde uma equipe vai tirar dúvidas e apresentar os conteúdos que podem cair na prova do Enem.

“A Fundação Cecierj tem como principal missão levar uma educação pública e de qualidade à população do estado do Rio de Janeiro e, nesse momento tão importante de preparação para o Enem, essas lives vão ajudar os candidatos. Os estudantes terão a chance de, junto com profissionais qualificados, revisarem o conteúdo e se prepararem ainda mais para as provas que estão se aproximando, como a do Vestibular Cederj”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Os Cejas são escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e desejam concluir os ensinos Fundamental e Médio. E o Pré-Vestibular Social é um projeto da Fundação Cecierj que oferece um curso preparatório para as provas de acesso às universidades e atende, por ano, cerca de sete mil alunos em todo o Rio de Janeiro, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso.

A seguir, a programação completa:

16/11 – Linguagens e Códigos
Horário: 9h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=NxRIMeOBfXs

16/11 – Ciências Humanas
Horário: 17h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9uOb8oRAPGI

22/11 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Horário: 16h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sesas2dML9g

25/11 – Matemática e suas Tecnologias
Horário: 14h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=X4CWqZM1cEg

LIVES DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL (PVS)

17/11 (quarta-feira)
19h: História – O Brasil República no Enem
20h: Geografia – Sustentabilidade e a questão hídrica
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qaH2Oea0Zy4

18/11 (quinta-feira)
19h: Rumo ao Enem 2021  – dicas do para a prova
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_dRJrQg_LBo

19/11 – (sexta-feira)
16h30: Live de Redação e de Línguas Estrangeiras
Link: https://www.youtube.com/watch?v=2warwCVyRTY