A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai participar da Rio Innovation Week para onde levará a Caravana da Ciência e fará, também, a apresentação de projetos premiados na XV FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da exposição de trabalhos e material de inclusão tecnológica produzidos na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. O evento, o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, será realizado entre os dias 13 e 16 de janeiro, das 10h às 21h, na sede do Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

A Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante voltado para estudantes, professores e a população de maneira geral, que oferece sala de exposições, jogos e experimentos científicos interativos ao visitante, em uma carreta especialmente adaptada. Para participar do Rio Innovation Week, a Caravana da Ciência selecionou experimentos que vão ocorrer durante o evento, por meio dos mediadores da Fundação Cecierj: Instalação de pinos móveis; Tabela periódica interativa; Bicicleta geradora de energia; Balança interplanetária; Maquete energia eólica e solar; e Telescópio Solar.

Estande do Cecierj

A Fundação Cecierj marcará também a sua participação no Rio Innovation Week com um estande, onde serão apresentados, nos dias 15, às 10h30, 13h e 15h30, e 16, às 10h30, projetos de oito alunos que foram premiados na última edição da Fecti, que contou com a participação de cerca de 24 municípios e teve 79 projetos finalistas. Além disso, um totem interativo digital dará acesso ao público à Mostra Fecti Virtual 2021, composta de resumo, pôster e vídeo da apresentação pelos estudantes. Haverá também a exposição dos trabalhos realizados pela Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, como livros e material de inclusão tecnológica, que atendem os alunos com necessidades educativas especiais.

Governo apresenta projeto inédito voltado para Formação Técnica Profissionalizante

O evento também marcará a apresentação do projeto, desenvolvido pela SECTI, na área de inovação científica e tecnológica voltada para a formação técnica profissionalizante. Os Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação reúnem os elementos necessários para promover uma grande transformação na economia fluminense. Esses espaços, planejados como prédios inteligentes, serão construídos em oito regiões do Estado: Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Resende e São João de Meriti.

“Os Centros foram planejados de acordo com as realidades locais para que o papel inovador seja adequado às demandas da sociedade. Vamos buscar parcerias com as empresas para que elas possibilitem o desenvolvimento das vocações regionais nos locais e regiões vizinhas onde serão instalados”, explicou o secretário Dr. Serginho, que fará a palestra de abertura do Salão de Inovação SECTI, no dia 15/01, às 11h.

O Rio Innovation Week conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O MCTI é responsável pela Vila da Ciência e vai apresentar projetos de inovação de suas 27 entidades vinculadas. Já a Secti apresenta o Salão de Inovação, com os principais projetos da Uerj, Faetec, Faperj, Fundação Cecierj, Uezo e Uenf. Mais informações podem ser conferidas no site do evento: https://rioinnovationweek.com.br/