Profissionais da Educação que desejam desenvolver estratégias de ensino voltadas para alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem já podem se inscrever no curso Educação Especial e Inclusiva, elaborado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. São 500 vagas ofertadas, que serão preenchidas prioritariamente por professores do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é gratuita é ofertada na modalidade a distância e as inscrições estão abertas até o dia 02 de março, exclusivamente pela internet (https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/educacao-especial-inclusiva/).

O preenchimento das vagas será realizado por ordem de inscrição, levando em consideração os seguintes critérios de prioridade: profissionais da Educação em exercício em escolas públicas, em exercício e residentes no estado do Rio e, por fim, os profissionais residentes em outros estados.

“Permitir que todos tenham acesso à educação transforma vidas. Os professores da Cecierj têm feito um excelente trabalho, que requer muita dedicação e empenho, não deixando a desejar em relação a qualquer outra instituição o que me deixa muito satisfeito, pois vejo que estamos trabalhando para preparar e dar oportunidade para todos”, afirma Dr. Serginho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O curso Educação Especial e Inclusiva possui carga horária de 180  horas e tem, entre suas disciplinas, conteúdo sobre tecnologia assistiva e comunicação alternativa, audiodescrição e inclusão escolar do aluno com deficiência, intelectual, visual, transtorno do espectro autista, entre outros. Será realizado um encontro de encerramento, que é obrigatório para a conclusão do curso e emissão do certificado, com a apresentação do trabalho final.

Será concedido certificado de Aperfeiçoamento ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível superior. E haverá a concessão de certificado de Qualificação para o cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível médio.

“O acesso a uma educação inclusiva é direito de todos e, para termos espaços educacionais inclusivos, os profissionais precisam estar preparados para receber os alunos deficientes e que compreendem quais são as melhores estratégias para trazer melhorias ao aprendizado desses estudantes. Por isso, a iniciativa da Fundação Cecierj em oferecer esse curso, com disciplinas que compreendem vários aspectos e com um corpo docente qualificado, é de extrema importância”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Caso tenha dúvidas, o candidato poderá escrever para o e-mail suporte-extensao@cecierj.edu.br .