A Fundação Cecierj está com inscrições abertas para seleção de bolsistas que vão atuar em dois programas do órgão, que é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e Praça da Ciência Itinerante. São oferecidas onze bolsas para início imediato, sendo três para a FECTI e oito para Praça da Ciência, iniciativas desenvolvidas no âmbito da vice-presidência Científica. Outras 280 bolsas irão compor o cadastro reserva (60 da FECTI e 220 da Praça da Ciência).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via internet, até às 23h59min do dia 8 de abril, com o preenchimento do formulário eletrônico no site https://inscricao.cecierj.edu.br/editais, onde será realizado o cadastro e o envio de documentos, em um único arquivo PDF no ato da inscrição. Os candidatos às vagas devem ter, no mínimo, a graduação e formação nas áreas indicadas no edital.

“Ser bolsista desses programas é uma oportunidade e um incentivo para quem ama trabalhar com ciência, tecnologia e inovação, além de aumentar a experiência profissional dos candidatos tornando o currículo mais competitivo para o mercado de trabalho”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O processo seletivo será constituído de três etapas, que serão realizadas na modalidade on-line: avaliação curricular, análise da carta de intenção e entrevista. A bolsa terá duração de 12 meses, podendo ser renovada por até quatro vezes, conforme as regras estabelecidas no edital. As bolsas de Incentivo à Docência serão concedidas nas modalidades ID1 (40h) e ID2 (20h). A validade do processo de seleção é de 24 meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez e por igual período, a critério da Fundação Cecierj.

“A chegada dos novos bolsistas vai reforçar as equipes da FECTI e da Praça da Ciência Itinerante, que realizam um trabalho muito importante na divulgação científica em nosso Estado. Através desses programas, a Fundação Cecierj alcança alunos e professores com estratégias de popularização da ciência, aproximando essa área da população fluminense”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

A FECTI atua na divulgação científica incentivando o desenvolvimento, nas escolas do estado do Rio de Janeiro, de projetos de pesquisas executados pelos alunos de Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, sob a orientação de seus professores. Os projetos são inscritos, avaliados e os selecionados são apresentados pelos estudantes na feira de ciências realizada anualmente, que é a maior do gênero no estado.

Praça da Ciência Itinerante

A Praça da Ciência Itinerante é um programa que atua na educação continuada de professores e alunos de escolas de formação de professores, por intermédio de oficinas nas áreas de Matemática, Química, Ciências Biológicas, Sexualidade Humana, Física, Artes Plásticas e Geografia/Geologia.