As artes em geral, e a música em particular, ao longo da história, são assuntos tratados por pensadores e filósofos. A relação entre música e ciência é antiga, já tendo sido considerada, até mesmo, um ramo da matemática. É também combinação harmoniosa de sons e pausas. Ritmo, melodia e compasso compõem parte do vocabulário musical e caracterizam essa expressão artística, mas é na interação com a sociedade que ganha múltiplos significados.

O primeiro web seminário da II Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj, nesta quarta-feira (27/04), às 19h, com transmissão pelo Canal Eureka Cecierj no Youtube, vai explorar a música a partir de diferentes pontos de vista.

O evento contará com a participação do doutor em Filosofia da Educação e cantor, Marcelo Bafica, que nos convida a refletir sobre como a música foi e é compreendida por diversos filósofos e dos professores, pesquisadores e instrumentistas profissionais, Adriano Furtado, Rodrigo Borda e Walmyr de Oliveira, que vão apresentar o projeto de extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a Camerata de Violões ( https://www.cameratadevioloes.com/ ) entremeado suas falas com belas obras musicais.  Ao final, um debate será realizado junto ao público. Haverá emissão de certificados. 

PROGRAMAÇÃO 

19h – ABERTURA 

19h05MÚSICA, FILOSOFIA E SOCIEDADE 

Marcelo Bafica Coelho: cantor e compositor. Doutor em Ciências Humanas. Professor Filosofia da Educação UFF

19h15 CAMERATA DE VIOLÕES – UM PROJETO DE EXTENSÃO DO CEFET/RJ

Adriano Furtado : violonista e arranjador. Mestre em Educação Musical. Professor de Educação Artística do Cefet/ Nova Iguaçu 

Rogério Borda: guitarrista, violonista e arranjador. Pesquisador titular do Núcleo de Pesquisa do Conservatório Brasileiro de Música 

Valmyr de Oliveira: instrumentista, compositor e produtor artístico. Mestre em Educação Musical 

19h40 – DEBATE 

Mediação: Thelma Lopes