Você sabia que para os egípcios o ano só começava quando a estrela Sothis nascia juntamente com o Sol? Este fenômeno é chamado de “nascer helíaco” da estrela Sírius e ocorre em junho. Na Astronomia Ocidental, chamamos a estrela Sothis de “Sirius”, a mais brilhante do céu noturno e o coração da Constelação Ocidental do Cão Maior. Listamos os principais eventos astronômicos observáveis a olho nu deste mês:

01/06 – 30/06

Planetas (06h – 07h). Todos os cinco planetas observáveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) poderão ser vistos ao mesmo tempo no céu, mas o encontro será apenas até o nascer do Sol.

02/06

Planetas (04h – 07h) Os planetas Júpiter e Marte vão estar em conjunção na área da Constelação Ocidental de Peixes, na região leste do céu (o lado em que o Sol nasce). Uma conjunção ocorre quando dois astros, se vistos de um mesmo ponto do Universo, parecem estar muito próximos um do outro no céu.

07/06

Fase da Lua. A Lua chega à sua fase  Quarto Crescente.

Chuva de meteoros (03h – 07h). Pico da chuva de meteoros Arietídeas Diurna. Esta é uma das mais intensas que temos conhecimento, embora a maior parte dela ocorra durante o dia, o que impossibilita a nossa observação a olho nu. No entanto, nas horas que antecipam o amanhecer, alguns meteoros podem ser observados, próximos do horizonte leste.

14/06

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Cheia.

Superlua. A Lua estará no ponto da sua órbita mais próximo da Terra, conhecido na Astronomia como “perigeu”. Como este evento coincidirá com a sua fase Cheia, teremos então uma Superlua. Durante a Superlua, a Lua aparenta estar maior e mais brilhante do que o habitual. Esta é a primeira das duas Superluas deste ano.

17/06 – 18/06

Lua e planeta (22h – 07h). A  Lua estará próximo ao planeta Saturno, na Constelação Ocidental de Capricórnio.

21/06

Fase da Lua. A Lua chega à sua fase de Quarto Minguante.

Estação do ano. Tem início o inverno no Hemisfério Sul. Neste dia, conhecido na astronomia como “Solstício de inverno”, teremos a noite mais longa do ano.

Lua e planeta (00h – 07h). A Lua fica próxima de Júpiter, na região da Constelação Ocidental de Peixes.

22/06

Lua e planeta (02h – 07h). A Lua estará próxima ao planeta Marte, na Constelação Ocidental de Peixes.

23/06

Planeta e estrelas (05h – 07h). O planeta Vênus estará próximo às Plêiades, um aglomerado de estrelas bem brilhantes na Constelação Ocidental de Touro.

Planeta e estrela (05h – 07h). O planeta Mercúrio estará próximo à estrela Aldebaran, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Touro.

26/06

Lua, Planeta e estrela (05h – 07). A Lua e Vênus estarão próximas da estrela Aldebaran, bem acima do horizonte leste.

28/06

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Nova, desaparecendo do céu noturno.

Texto: Amanda Santos

Revisão: Carolina de Assis