Rosemeri Maria da Conceição, bolsista da Fundação Cecierj, viveu uma experiência incrível e nós contamos agora para vocês. Em maio, ela esteve em um evento promovido pelo Afro-Latin American Research Institute da Universidade de Harvard, onde apresentou sua tese sobre os modos de vestir de homens negros no início do século XX. Para participar, Rosemeri teve que  enviar um resumo da tese e uma carta do orientador. Foram mais de 50 candidatos do mundo todo.

“Vi o anúncio da seleção no site e fiquei interessada. Falei com a minha orientadora e então escrevi o texto inicial. Após o aceite, deveríamos enviar 50 páginas da tese para serem discutidas em grupo e examinada por dois pesquisadores do Instituto”, explicou Rosemeri, que participou do encontro ao lado de outras pesquisadoras brasileiras (Rio de Janeiro – PUC-Rio; Bahia – UNEB; São Paulo – USP; e Santa Catarina – UDESC). 

A pesquisa de Rosemeri nasceu durante um projeto com as velhas guardas das escolas de samba do Rio de Janeiro. “As leituras me levaram até a biografia de Paulo da Portela. Ele dizia para os amigos da escola, que deveriam andar sempre com os pés e o pescoço ocupados. Desta frase, comecei a pensar no papel que os modos de vestir, a estética adquiriram dentro daquela sociedade. A voz dele estava em consonância com outras, em diversas cidades brasileiras, que entenderam ser aquela uma maneira sofisticada de se lutar contra o pensamento racista que excluía e estereotipava aqueles grupos. A tese reúne fotografias de homens negros deste período para catalogar e analisar suas opções estéticas”, explica. 

Rosemeri entrou no Cecierj por conta da atuação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na disciplina Educação e Relações Étnico-raciais na escola. Atualmente, a professora licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se dedica ao doutorado e a consultoria em um projeto sobre Educação Quilombola na Região Sudeste da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Ela já planeja o futuro: 

“Continuar meu trabalho no Cecierj. A troca com os professores é maravilhosa, refino meus conhecimentos a cada dia. E, nos próximos meses, intensificar as pesquisas da tese. Eu e minha colega Roberta Cunha fomos selecionadas para uma residência na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, um projeto único que acontecerá nos próximos meses. Mais trabalho bom!”, conclui Rosemeri.