O termo biologia vem do grego bios, que significa vida, e logos, estudo. Logo, biologia significa o estudo da vida. Ela engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta. Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como funcionam as formas de vida, incluindo os humanos, e como interagimos entre nós e com o meio em que vivemos. Somos capazes, também, de perceber como a evolução funciona ao longo do tempo, como ela influencia na sobrevivência das espécies e como seus mecanismos agem nos dias atuais.

Ao permitir a compreensão do funcionamento dos seres vivos, o estudo da biologia auxilia na prevenção e combate de doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto da humanidade sobre si mesma e sobre as outras espécies do planeta.

Classificação dos seres vivos

Carl Woese, em 1990, propôs a classificação dos seres vivos em três domínios (figura 1): Archaea, Bacteria e Eukarya. Nos dois primeiros, estão os seres procariontes; e, no último, os eucariontes, do qual nós humanos fazemos parte.

Figura 1 – Sistema de classificação em três domínios

E os vírus?

Os vírus (fígura 2) são protagonistas numa antiga discussão: são seres vivos ou não? Apesar de possuírem material genético e estarem sujeitos a processos evolutivos, como mutações, eles não possuem células (a unidade básica dos organismos) e, portanto, não são considerados seres vivos. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios – eles utilizam a célula hospedeira para se replicar.    

Figura 2 – Exemplos de vírus

Os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico que carregam: DNA-vírus e RNA-vírus. Além disso, possuem acessórios (fibras de ancoragem e envelopes virais) que são essenciais para a infecção da célula hospedeira.

Microrganismos e suas relações com os seres humanos

A definição mais comumente aceita descreve microrganismos como: organismos unicelulares de dimensões microscópicas que vivem na natureza como células isoladas ou em agregados celulares, incluindo grupos de bactérias, fungos e protistas. Apesar dos vírus serem acelulares e não serem classificados como seres vivos, são também popularmente conhecidos como microorganismos, devido ao seu tamanho microscópico (figura 3).

Figura 3 – Comparação de tamanho entre uma célula animal, bactéria e vírus

Desde a sua descoberta, os microrganismos são lembrados geralmente em contextos negativos, como causadores de doenças, intoxicações e contaminações. Mas apesar de alguns microrganismos realmente causarem danos à nossa saúde, muitos são vitais para a nossa sobrevivência e para o funcionamento do planeta. 

Em relação ao vírus, é difícil pensar em benefícios vindos de um ser que é parasita obrigatório, mas é importante mencionar que eles não parasitam apenas seres humanos; alguns, como o bacteriófago, infectam exclusivamente organismos procariontes. Ou seja, eles ajudam no controle biológico de seres nocivos ou não, evitando, assim, um crescimento descontrolado das populações dentro dos seus hospedeiros.

Outro proveito que se pode tirar dos vírus se aplica à biologia molecular. Para se multiplicarem, eles inserem seu material genético na célula hospedeira, que tem seu mecanismo de replicação subjugado e passa a produzir novas cópias daquele vírus. Na biologia molecular, o DNA viral é alterado para incluir o material genético modificado que se pretende inserir no genoma do organismo-alvo. O DNA modificado é introduzido pelo mecanismo normal de reprodução dos vírus. As células, em vez de produzir novas cópias dos vírus,  multiplicam o novo material genético, que é assim incorporado ao genoma do hospedeiro.

COVID – 19 (Coronavirus Disease 19)

A família dos coronavírus (CoV) (figura 4) causa infecções respiratórias em diversos animais. No caso da COVID-19, o vírus causador é o SARS-CoV-2, e os primeiros casos foram relatados em 31 de dezembro de 2019. Em pouco tempo, a doença se tornou uma pandemia, demonstrando a rápida capacidade de replicação dos vírus.

Figura 4 – Representação do CoV

Permanece evidente a importância do conhecimento científico para compreender o funcionamento dos agentes infecciosos, sua relação com os organismos infectados, formas de transmissão e de prevenção. É por meio deste conhecimento também que desenvolvemos tratamentos, vacinas e fármacos para combater tais agentes e melhorar a qualidade de vida da população.

Referências

Bruno Vaiano. “Afinal, os vírus são ou não seres vivos?”. Superinteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/blog/supernovas/afinal-os-virus-sao-ou-nao-seres-vivos/> Acesso em 28 de março de 2020.

Fabrício Pinheiro, Izabela Cardoso, Rafael Cafezeiro e Virgínia Chaves. 1ª série do Ensino Médio, volume 1. Eleva – Plataforma de Ensino. 1ª edição, Rio de Janeiro. 

Gabriela Jardim e Sebastião Raulino. “Mundo invisível”. Caderno do Professor – Museu Ciência e Vida. Fundação CECIERJ.

Organização Mundial da Saúde. Doença de Coronavírus (COVID-19). Disponível em: 

<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019> Acesso em 28 de março de 2020.

Vanessa Sardinha dos Santos. “Seres unicelulares e multicelulares”. Biologia Net. Disponível em: 

<https://www.biologianet.com/biodiversidade/seres-unicelulares-multicelulares.htm> Acesso em 28 de março de 2020.

Vanessa Sardinha dos Santos. “Três domínios”. Brasil Escola. Disponível em: 

<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tres-dominios.htm> Acesso em 28 de março de 2020.

Figura 1 – Sistema de classificação em três domínios. Disponível em:

<http://estudante-de-biogeo-11.blogspot.com/2009/03/sistemas-de-classificacao-de-whittaker.html> Acesso em 28 de março de 2020.

Figura 2 – Exemplos de vírus. Disponível em:

<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/virus.htm> Acesso em 28 de março de 2020.

Figura 3 – Comparação de tamanho entre uma célula animal, bactéria e vírus. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/1444131/> Acesso em 30 de março de 2020.

Figura 4 – Representação do CoV. Disponível em: <https://www.economist.com/briefing/2020/03/12/understanding-sars-cov-2-and-the-drugs-that-might-lessen-its-power> Acesso em 30 de março de 2020.