Dando continuidade ao ciclo de eventos “Arte e Ciência: diálogos possíveis”, a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, promove o terceiro web seminário tendo a dança como tema. A transmissão será nesta quarta-feira (29), às 19h, no canal Eureka!

Neste encontro, bailarinos, pesquisadores da área e profissionais ligados à área vão debater como a dança, conjunto de movimentos ritmados ao som de uma música, é uma manifestação cultural ancestral e fenômeno social que se transforma ao longo do tempo.

A atividade, que concede certificado de participação, faz parte da preparação para a segunda edição da Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj, que é voltada para estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas bem como a seus professores. Ano passado, o evento, que aconteceu de forma virtual reuniu quase 100 alunos de 22 escolas localizadas em dez municípios. O primeiro webseminário, que aconteceu em abril, explorou a música a partir de diferentes pontos de vista; já o evento realizado no mês de maio abordou a relação entre ciência e literatura.

“Ao pensar no mundo de hoje, no qual vivemos um cotidiano perpassado pelas ciências, quais seriam os diálogos possíveis entre danças e ciências? É a partir desse ponto que, no evento, em uma discussão com o público, apresentaremos algumas reflexões. É o que estamos buscando com os esses seminários que trazem a identidade da Olimpíada. A ideia é apresentar e discutir temas a partir de múltiplos pontos de vista, envolvendo diferentes atores sociais em torno de um assunto em comum, o que tem provocado falas diversas, plurais e inspiradoras”, destacou a coordenadora da Olimpíada Arte & Ciência, Thelma Lopes.

Quem vai participar

A dança, com seus múltiplos sentidos, pode se ligar a diferentes afetos, costumes, à religiosidade, à guerra, à saúde, aos protestos e a tantos outros significados. A julgar pelos registros históricos, antes mesmo de falar, o ser humano dançou. Para discutir esse assunto, o web seminário terá a participação de João Silveira, que vai compartilhar o processo de criação de um espetáculo que reúne dança, música e ciência. Pontos de contato e afastamento dos procedimentos e temas envolvidos serão explorados.

Alanna Martins apresentará a concepção de um laboratório que articula metodologias científicas e artísticas, partindo da ideia de que o corpo é nosso primeiro território, concreto e imediato, de experimentações sensoriais e intelectuais. Já Gabriel Lima abordará questões ligadas à democratização do ensino da dança e ampliação do acesso às artes, enfocando sua trajetória na “Escola Livre de Dança da Maré”. O projeto é desenvolvido desde 2011 com oficinas de danças urbanas, de salão, afro-brasileiras, balé clássico, dentre outras modalidades.

Indígena da etnia Haliti Paresi, Nilce Zonizokemairô é pesquisadora no campo do ensino em contexto indígena intercultural e discorrerá sobre a importância do cântico e dança para a formação identitária de seu povo e da cultura brasileira. A outra palestrante é Bárbara Pessali-Marques é membro da Rede Brasil-Reino Unido e realiza pesquisas nas Ciências da Dança e na International Association for Dance Medicine Science. Ela, que desenvolveu um método de treinamento e equipamento voltado para medir e treinar a flexibilidade, mostrará como dança e ciência estão muito mais ligadas do que pode parecer.

19h – ABERTURA

19h10 – DA IDEIA AO APLAUSO: A CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO DE DANÇA E MÚSICA INSPIRADO EM UM TEMA DE CIÊNCIAS

João Silveira – Bailarino. Designer de Educação.

19h20 – LAB CIÊNCIA E DANÇA: CORPO-CASA, PRIMEIRO TERRITÓRIO DE EXPERIMENTAÇÕES

Alanna Martins – Mestre em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde. Idealizadora do Lab Ciência e Dança.

19h30 – DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ

Gabriel Lima – Mestre em Dança. Professor de dança afro-brasileira.

19h40 – HALITI ZOHOLIKYOANE TAHI: A DANÇA DO POVO HALITI PARESI

Nilce Zonizokemairô – Coordenadora de educação escolar indígena. Mestranda em Ensino em contexto indígena intercultural.

19h50 – DA DANÇA À CIÊNCIA: TRAJETÓRIA DE UMA BAILARINA PESQUISADORA

Bárbara Pessali-Marques – Diretora, bailarina e produtora artística. Doutora em Ciências do Exercício e do Esporte.

20h – DEBATE

Thelma Lopes