Já na sua primeira edição, a Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj se tornou um espaço privilegiado de apresentação de ideias inovadoras no campo da iniciação científica no Brasil. No último sábado (23/10) foi dia de apresentar e premiar os trabalhos da categoria “Micro-organismos & Artes” com a participação de 34 alunos dos nove grupos que concorreram a medalhas e menções honrosas. A iniciativa, que reúne, equitativamente, conteúdos de ciências e artes, é também uma grande motivação para alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

“A Olimpíada de Ciência & Arte é inédita por alguns motivos: não é monotemática, pois articula dois campos do conhecimento e estimula muito mais que a competição, promovendo a cooperação entre os alunos, com a realização das provas sendo feitas coletivamente, e a participação de alunos do 4º e 5º anos, séries que, normalmente, não são contempladas. E, por ser a primeira edição, nos trouxe muitos desafios, que foram superados com uma equipe maravilhosa e também com o apoio dos professores que nos ajudaram a compor as provas, analisaram todos os projetos, os orientadores, e também os estudantes. Sem eles, nós não teríamos realizado esse evento”, destacou a coordenadora do evento Thelma Lopes.

Primeiro evento do tipo no Brasil, a iniciativa reuniu alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas e privadas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, das Regiões da Baixada Fluminense, Centro Sul, Metropolitana, Médio Paraíba, Norte e Noroeste e Serrana. Os prêmios foram conferidos para trabalhos de rara qualidade, e isso, na opinião dos organizadores e dos professores orientadores envolvidos, reflete o potencial de interesse e conhecimento dos estudantes para temas como ciência e arte.

“A Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj tem um caráter inovador e desafiador cujos pilares são a excelência, a amizade e o respeito. Espero que os alunos e os professores tenham aprendido e se divertido muito com a realização dos trabalhos. Deixo o meu agradecimento à equipe envolvida na organização do evento, que envolveu muitas áreas da Fundação Cecierj. Cada um contribuiu de forma muito importante para chegarmos a essa etapa, além da participação valorosa dos estudantes e professores orientadores”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, que participou da cerimônia de premiação.

Premiados na categoria “Alimentação, Células, DNA e Artes” serão conhecidos no dia 30 de outubro

Neste sábado (30/10) serão conhecidos os vencedores da última etapa da Olimpíada na categoria “Alimentação, Células, DNA e Artes”. As apresentações começam às 13h e a premiação às 17h com transmissão pelo canal Eureka! no Youtube. A premiação dos agraciados consta de medalhas de ouro, prata e bronze e as seguintes Menções Honrosas: “Escola pública”, “Diário de bordo criativo”, “Meninas nas artes”, “Meninas nas ciências”, “Vídeo criativo” e “Voto popular”.

De acordo com Thelma Lopes o que se espera para essa etapa final é uma apresentação com o mesmo nível do que ocorreu nas fases anteriores. “Será com tudo o que vimos no primeiro e no segundo sábado, onde tivemos apresentações de trabalhos plurais. O diferencial é que essa etapa conta com alunos mais velhos  (com 13 e 15 anos; nas duas primeiras, a média de idade foi de 9 anos). Isso implica uma complexidade um pouco maior dos trabalhos. Esperamos ver toda a riqueza e alegria da participação dos alunos que vimos anteriormente”, explicou.

Lista de premiados na categoria “Micro-organismos & Artes”

Medalhas

• Ouro: Colégio Franco Brasileiro

Grupo: Cientificamente Franco