Acontece, neste domingo (27/11), a prova do Vestibular Cederj 2023.1. São mais de sete mil vagas distribuídas em 17 cursos de graduação ofertados na modalidade semipresencial por instituições públicas de ensino localizadas no estado do Rio. O exame tem início às 10h, com duração de três horas, e o candidato deve chegar ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência. Os portões serão fechados às 9h50 e o candidato será eliminado do concurso se, mesmo sob qualquer justificativa, chegar ao local de realização da mesma após esse horário. Não será permitido realizar a prova fora do local estabelecido.

O candidato deve comparecer ao local de realização da prova munido, exclusivamente, de caneta esferográfica de corpo transparente e de ponta média com tinta azul ou preta e o original do documento de identificação com o qual se inscreveu. É aconselhado levar o CCI para a identificação correta do local de prova. A capacidade de ocupação das salas foi reduzida para manter o espaçamento adequado entre as pessoas. Não será permitido fazer uso de nenhum tipo de alimentação no interior da sala, somente portar uma garrafa de água mineral, de corpo transparente. O uso da máscara é recomendado.

É proibido o uso de qualquer espécie de agenda ou similares, telefones celulares, pager, bips, walkman, gravador, MP3 ou superior, relógio com calculadoras, canetas com equipamentos eletrônicos ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens, imagens ou áudios (Lei nº 6.094 de 25/11/2011), além de bonés, adereços de cabeça e pescoço e chapéus, sendo permitido ao candidato portar apenas o estipulado no item 5.6 do edital. Caso o candidato seja surpreendido durante a realização da prova utilizando qualquer dos aparelhos supracitados estará automaticamente eliminado do concurso.

A prova será constituída por 45 questões de múltipla escolha, com marcação obrigatória de todas as questões, com quatro alternativas de respostas, sendo apenas uma delas a correta, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História e por uma redação. As questões foram elaboradas com base nos conteúdos relacionados no Manual do Candidato e os conteúdos são pertinentes à base nacional comum dos currículos do Ensino Médio.

Gabarito

O candidato poderá recorrer da formulação das questões de múltipla escolha, bem como do gabarito preliminar divulgado no dia 27/11, após o encerramento da prova, até às 24h do dia 29 de novembro de 2022. A solicitação deverá ser fundamentada e enviada para o e-mail: vestibular.cederj.prograd@id.uff.br. As respostas às formalizações serão direcionadas ao e-mail solicitante e, caso ocorra alteração no gabarito preliminar, este será divulgado no dia 07 de dezembro, juntamente com a publicação das notas da prova de múltipla escolha.

Os aprovados no Vestibular Cederj 2023.1 serão alunos matriculados regularmente em instituições como São elas: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).