Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec)

Depois de dois dias de apresentação para os avaliadores e também para o público que visitou o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), os ganhadores da 16ª edição da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação foram conhecidos neste domingo (27). Mais de 300 estudantes de instituições de ensino de todo o estado participaram do evento, que é organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Nós estamos muito felizes com esse prêmio de Meninas na Ciência por ser o reconhecimento do nosso trabalho e mostrar que as mulheres vão ainda mais longe na ciência! E é ainda mais especial por ser o trabalho que já tínhamos conquistado na Mostratec e participar das feiras é muito interessante e participar mostra que cada uma tem o seu diferencial e o Iserj é lindo. Foi muito legal participar e agradecemos a FECTI pela oportunidade”, comentou Eloah Padrone, aluna da Faetec Henrique Lage, em Niterói, que, ao lado da colega Rebeca Goulart, apresentou um dispositivo eletrônico para auxiliar na correção da síndrome do pé caído.

Além do prêmio de Meninas na Ciência, a FECTI concedeu troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria: Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar e também o Prêmio Divulgação Científica. A listagem completa dos vencedores está disponível na página da FECTI em www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ . O público também poderá votar no seu projeto favorito, até o dia 04/12, na Mostra Virtual FECTI no endereço fecti.cecierj.edu.br/mostra.

Abertura do evento, que contou diretora do Iserj, Giovane Ramos vice-presidente educacional da Faetec, José Wilson vice-presidente Científica da Fundação Cecierj, Régia Almeida

“Temos que parabenizar todos os alunos e também os professores orientadores, porque os trabalhos foram de alto nível com propostas muito interessantes e que já podem ser colocadas em desenvolvimento. A FECTI é um evento já consolidado no campo da ciência e tecnologia e que valoriza o aprendizado e vivência dos estudantes que se interessam por essa área do conhecimento. O evento desse ano foi ainda mais especial, porque voltou a ser realizado de forma presencial e aqui no ISERJ, que é um espaço da Faetec, outra vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Durante a FECTI foram expostos mais de cem projetos de estudantes do ensino fundamental II, médio ou técnico de instituições de ensino do estado do Rio. Reuniu também 160 professores orientadores e coorientadores de 70 escolas localizadas em 27 municípios, além da consolidação da parceria com ações de ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, com a adesão de 16 feiras afiliadas, sendo 15 realizadas no estado do Rio de Janeiro e uma nacional (São Paulo) com projetos indicados de escolas do Rio.

“Estou muito feliz que nós ganhamos o prêmio e estava confiante. Foi a primeira vez que participamos de uma feira de ciência e tecnologia e é incentivo a mais para continuarmos. Amei demais”, contou animada Dábyla Rangel, aluna do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, localizado em Campos dos Goytacazes, que ganhou o prêmio Divulgação Científica na categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Ela e os colegas Lázaro Peçanha e Sarah Gomes apresentaram um projeto que já sendo colocado em prática, que é um sistema para ser colocado na caixa d’água para a cloração da água.

A Feira

Banda do Centro Técnico de Educação Profissional – Marechal Hermes

Além da apresentação dos projetos dos estudantes, a programação da FECTI contou com oficinas para os professores orientadores, oferecidas pela Praça da Ciência Itinerante, e uma mesa-redonda sobre o ensino da astronomia. Antes ds cerimônia de premiação, a banda do Centro Técnico de Educação Profissional – Marechal Hermes fez uma apresentação.

“Foram dois dias muito especiais no retorno da FECTI a seu formato presencial. A troca foi incrível entre alunos, professores orientadores e visitantes, que conferiram o resultado dos projetos desenvolvidos em colégios do estado do Rio. Quero parabenizar todos os envolvidos e essa edição só reafirmou a FECTI como esse espaço de confraternização”, comentou a coordenadora da Fecti, professora Vera Cascon, na abertura do evento, que contou ainda com a presença do vice-presidente educacional da Faetec, José Wilson, a diretora do Iserj, Giovane Ramos, e a vice-presidente Científica da Fundação Cecierj, Régia Almeida.