A Covid-19 provocou mudanças significativas em nossa sociedade e uma das áreas mais afetadas foi a educação. Diante desse contexto, a Fundação Cecierj realizou algumas iniciativas para auxiliar as instituições de ensino a superar a pandemia. O livro ‘Práticas e experiências da docência online: contribuições da Fundação Cecierj’, que será lançado no dia 25/04, compartilha experiências de apoio, capacitação e formação de professores para atuar no ensino mediado por tecnologias. A transmissão será pelo Canal Eureka! youtube.com/@EurekaCecierj, às 14h, e a obra já pode ser baixada em https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17751 .

“Essa experiência afetou e continuará afetando, pelos próximos anos, os modelos de ensino e o uso das tecnologias educacionais”, afirma o organizador da publicação, professor Daniel Salvador, que completa: “a maioria das ferramentas, dicas, tecnologias e didáticas apresentadas serão apoio também a práticas de ensino híbrido, que já vinham sendo apontadas, até mesmo antes da pandemia, como um “futuro” para a educação e se consolida cada vez mais no período pós-pandemia”.

O livro faz parte do projeto ‘Contribuições Cecierj para o Ensino Remoto’, realizado nos anos de 2020 e 2021, que produziu diversos materiais, como infográficos, vídeos e tutoriais, para dar suporte aos professores. A publicação, que agrupa os textos criados especificamente para o projeto, apresenta as experiências e os fundamentos utilizados para a formação continuada de professores de ensino superior e o uso do ensino on-line.

Em dezoito capítulos, o livro versa sobre o processo de transposição das aulas presenciais para modelos flexíveis de aulas remotas mediadas por tecnologia, além de apresentar a perspectiva de que o mais importante, naquele momento emergencial, era “oferecer uma visão abrangente e prática das possibilidades tecnológicas e didáticas já disponíveis ao professor universitário para realizar o ensino online”.

“Esperamos que a coletânea inspire a construção de novas práticas e inovações em ensino online ou híbrido e colabore na formação de professores para atuar na modalidade a distância e presencial com suporte de tecnologias educacionais, sustentando a modernização de disciplinas no ensino superior, desde as práticas pedagógicas até possíveis inovações tecnológicas tão necessárias para alavancar as salas de aula das universidades para uma verdadeira educação de vanguarda do século 21”, destacou Daniel.