Professora da Rede CEJA desde 2016, Fernanda César conquistou uma bolsa para participar do Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês, na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. A capacitação é uma oportunidade dada a professores de língua inglesa, com atuação no ensino médio da rede pública, que frequentam aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.

“Ser selecionada para este curso nos Estados Unidos foi maravilhoso, porque é uma oportunidade de atualização, de vivenciar o dia a dia de uma universidade americana, entender um pouco mais da sua cultura, além de aprimorar o idioma. Ver a realidade educacional de outro país me fez repensar muitas práticas que adotamos. Quero passar para os amigos do CEJA um pouco do que vi”, explicou a professora do CEJA Itaperuna.

Graduada em Letras com especialização em Língua Inglesa na Fundação São José, no município de Itaperuna, Fernanda disse que fazer o curso neste momento da sua carreira foi muito bom, porque teve a oportunidade de aperfeiçoar o exercício prático do idioma. Fernanda contou que o programa proporciona aos professores façam viagens curtas para cidades próximas de onde está localizada universidade, que oferecem idas a museus e pontos turísticos.

Aperfeiçoamento e seleção

A seleção dos candidatos é organizada pela Comissão Fulbright, em parceria com as secretarias de Educação de cada estado de origem dos candidatos. Fernanda foi selecionada para participar do curso, com duração de seis semanas, fazendo aperfeiçoamento em metodologia, fonética e cultura americana. O programa é financiado pela Capes e tem a Fullbright como organizadora.

“Primeiramente, os professores se inscrevem e fazem a prova TOEFL ITP (prova de proficiência de Língua Inglesa). A nota máxima desta prova é 677. E o candidato tem que tirar mais do que 400 pontos. Após a prova de proficiência, ocorre a entrega dos documentos, como passaporte, e permissão dos diretores das escolas para que os professores se ausentem para participar do curso”, explicou Fernanda.