As inscrições já estão abertas para seleção de tutores presencial e a distância, que vão fazer o acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio Cederj. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 16 de abril exclusivamente em https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/. Esta seleção conta com o reajuste de 40% no valor das bolsas concedidas aos profissionais da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o edital, no ato da inscrição, o candidato a tutor presencial só poderá escolher um polo regional onde exercerá a tutoria, em regime presencial e nos horários que serão definidos junto à direção de cada unidade, conforme as necessidades e possibilidades do polo/curso.

O candidato à função de tutoria a distância deverá exercer a atividade, obrigatoriamente, na instituição de ensino superior escolhida no ato da inscrição, em regime semipresencial, em horários a serem definidos junto às coordenações de curso, de disciplina e de tutoria, segundo as necessidades e possibilidades do curso. É vedada a atuação concomitante em atividades de tutoria presencial e a distância.

Para se candidatar a esse processo seletivo é preciso ter concluído curso de nível superior até a data da inscrição, no processo seletivo, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em área de conhecimento de acordo com o que está definido no anexo I do edital, publicado em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/. O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Fundação Cecierj.

O Consórcio Cederj

A Fundação Cecierj é responsável pelo gerenciamento do Consórcio Cederj, criado em 2000, que oferta cursos de graduação das instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro na modalidade semipresencial. São elas: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Atualmente, são 18 cursos ofertados no âmbito do Consórcio Cederj distribuídos em 43 polos espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, onde são desenvolvidas as atividades presenciais, como as tutorias, laboratórios e avaliações. Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem, onde são disponibilizadas ferramentas que permitem o acesso ao curso e a suas disciplinas, materiais de estudo, avaliações a distância, cronogramas de atividades e também a interação entre alunos, tutores e coordenadores de curso.