Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lincoln Tavares Silva assume a presidência da Fundação Cecierj. A nomeação saiu na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial. Formado em Geografia, Lincoln Tavares Silva é servidor público desde 1992.

“Desde que entrei no serviço público, em 1992, tenho entregue, de alguma forma, muito da minha vida para contribuir com a vida de outros. Sou professor, essa é a minha profissão, e é assim que gosto de ser reconhecido como profissional. Sou docente da educação básica e aprendi a formar professores. Toda vez que formo professores, eu me formo também. É assim que vivo no mundo”, destacou o presidente.

Com atuação na educação a distância, Lincoln Tavares Silva compôs a Câmara Técnica de Educação a Distância da UERJ, a primeira universidade pública a pensar essa questão. Ele é, atualmente, coordenador de disciplina no curso de Pedagogia, no âmbito do Consórcio Cederj.

“Tenho experiência com mediação tecnológica e educação a distância e vim para tocar o barco de uma instituição que tem uma cara múltipla, com pessoas de diferentes origens e formações, ambições e desejos. Vamos precisar aprender, juntos, algumas questões e pretendo fazer isso de forma dialogada”, disse o presidente, que se reuniu com os servidores que atuam na sede, nesta quinta-feira (11).

Perfil do presidente

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lincoln Tavares Silva é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Políticas Territoriais (Uerj).

Ele tem larga trajetória na área de educação: docente nas redes públicas municipal e estadual do Rio de Janeiro, no CAP/UERJ e foi membro dos Conselhos Superiores da Uerj. Na Fundação Cecierj, Lincoln Tavares Silva é, desde 2012 até o momento, coordenador de disciplina do curso de Pedagogia no âmbito do Consórcio Cederj.

Em 2020, passou a ocupar o cargo de pró-reitor de graduação, onde ficou até dezembro de 2023, tendo exercido também a função de vice-reitor. É membro do Conselho Estadual de Educação do RJ.