Em cerimônia ocorrida nesta quarta-feira (23), o Museu Ciência e Vida celebrou o 13º aniversário do espaço,  administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A comemoração foi com a abertura de duas exposições: “Pelos caminhos do SUS”, em parceria com o Museu da Vida, da Fiocruz, e “Imagens do céu”, do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

O presidente João Carrilho saudou os convidados e fez um agradecimento à equipe do espaço pelo trabalho realizado e lembrou que participou da instalação do Museu Ciência e Vida, ocorrida há 13 anos. “Tenho certeza que hoje o museu se consolida como um marco para a Baixada Fluminense e para o estado do Rio de Janeiro, como um local de disseminação da ciência. São 13 anos promovendo ciência, através de exposições, de trabalhos científicos e ofertando política pública de qualidade” declarou João Carrilho.

Ao se referir ao trabalho desenvolvido pelo museu, o subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa, da SECTI, Edgard Leite, ressaltou a importância da cultura científica na sociedade. “É um esforço imenso para que isso se consolide, se desenvolva e se amplie, realmente, como um ambiente de ciência, cultura científica, de curiosidades, de interação de tecnologia e inovação necessárias para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

Compareceram ao evento; a vice-presidente Científica Régia Beatriz de Almeida e o vice-presidente de Educação Superior a Distância, Gerson Oliveira Junior. a secretária de Cultura e Turismo de Duque de Caxias Simone Sangeli; e a deputada estadual Elika Takimoto, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj.

AS EXPOSIÇÕES

A proposta da exposição “Pelos caminhos do SUS” do Museu da Vida Fiocruz, que agora chega no Museu Ciência e Vida, é envolver o visitante em um debate sobre os processos de desenvolvimento do Sistema Único de Saúde. Composta por 16 painéis, a mostra está dividida em quatro módulos e faz uso das linguagens urbanas, com elementos da construção civil e da arte de rua, em alusão a um sistema que segue em constante transformação.

O ponto de partida de “Imagens do céu, ontem e hoje” é a Astronomia da Bandeira do Brasil e baseia-se em uma atividade de divulgação já tradicional no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). O conteúdo está distribuído em mais de 500 páginas de texto divididas em quatro módulos: “O Universo”, “Espectroscopia”, “Telescópios” e “Observando o céu e a astronomia na Bandeira do Brasil”. A exposição inclui experimentos interativos, maquetes e réplicas.