A 17ª edição da FECTI irá ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro, no ISERJ/Faetec, com a apresentação presencial de projetos de estudantes do ensino básico de escolas do Estado do Rio de Janeiro.

Em outubro, está sendo realizada a Pré-FECTI 2023, com o oferecimento de Oficinas de formação continuada de professores e Palestras para professores e estudantes.

Para participar é só acessar O canal Eureka da Fundação CECIERJ: https://www.youtube.com/c/EurekaCecierj , onde poderá assistir:

Dia 09/10/2023, Mesa-Redonda, das 18h às 19:30h

Iniciação Científica nos Ensinos Fundamental e Médio: Experiências, Aprendizados e Inspirações

Nesta fala, o palestrante irá abordar algumas das experiências vividas na implementação da iniciação científica nos níveis de ensino fundamental e médio, além de compartilhar histórias inspiradoras de estudantes e estratégias acessíveis, que podem ser aplicadas em qualquer ambiente educacional para promover a cultura da pesquisa científica nas escolas

Palestrante:  William Vieira de Abreu, físico, Doutor em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), onde atua como pesquisador de pós-doutorado.  Atua como pesquisador em divulgação científica e acessibilidade em museus e centros de ciências, além de ter experiência com clube de ciências e como orientador de iniciação científica.

Clubes de Ciência Brasil – a visão da cientista

O Clubes de Ciência (CdeC) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014 no México, com o objetivo de despertar e desenvolver o interesse científico em jovens de ensino médio e início de graduação, mediante oficinas e mentoria gratuitas oferecidas por pesquisadores das melhores universidades do mundo. Em 2017 chegou ao Brasil, onde já inspirou mais de 600 futuros cientistas e 50 cientistas de todas as regiões do país.

Palestrante: Alessandra Mendonça Teles de Souza, Farmacêutica, Mestre e Doutor em Química pela UFF. Professora Associada da Faculdade de Farmácia da UFRJ.  Integrante do Conselho Diretor do “Clubes de Ciência Brasil” (www.clubesdeciencia.com.br) desde 2018.

Clube de ciências em escolas da rede municipal de educação

A palestra apresentará o desenvolvimento de projetos e implantação de clubes de ciências no ambiente escolar, com ênfase na experiência na Rede Municipal de Educação de Niterói.

Palestrante: Camilla Ferreira Souza Alô, bióloga, Doutora em Ciência e Biotecnologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói.  Fundadora e orientadora do Clube de Ciências da Escola Municipal Levi Carneiro – Niterói/RJ.

Dia 10/10/2023, Praça da Ciência Itinerante (PCI) – Oficina, das 18h às 19:30h

Estatística: Coletando, Tratando E Informando

Análise e construção de gráficos de assuntos diversos a partir de dados coletados em jornais e revistas. Os histogramas, os gráficos de setor e de linha: como a mídia se utiliza destas representações e como podemos tratá-las em sala de aula. São trabalhadas também pequenas histórias e situações que podem ser representadas graficamente, ao longo do seu processo. Aplicações exemplificadas tendo como base temas como ciências, saúde, etc… Que enriquecem conteúdos aqui trabalhados.

Professora: Rosana Gomes Bernardo, matemática. Especialização em Ensino de Matemática pela UFF. Professora da rede municipal de Itaboraí e professora da PCI.

Dia 11/10/2023, Praça da Ciência Itinerante (PCI) – Oficina, das 18h às 19:30h

Contribuindo Com o Meio Ambiente: Bolas de Sementes

Para reflorestar uma área não basta plantar mudas ou jogar sementes em terrenos baldios e áreas degradadas. Técnicas como a de Bola de Semente (em inglês seed balls), idealizadas por Masanobu Fukuoka. São pequenas bolas feitas com argila, adubos, sementes e água, que sevem para espalhar, sementes de flores, frutas e outras plantas em diferentes espaços. É um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Professora: Eloá Aragão Menezes, bióloga, Mestre em Ensino em Educação Básica pelo PPGEB-UERJ. Professora da PCI.